Como deixar seu PC com o Windows iniciando mais rápido e também abrindo todos os programas sem demorar? Não é fácil e eu mesmo já escrevi umas soluções aqui. Hoje resolvi recaptular o que eu fiz com meu PC para deixa-lo mais rápido. Pensei bastante para escrever este artigo. Estava com uma preguiça danada de voltar a escrever no blog, além de usar cada vez menos meu PC.

Descartei algumas soluções óbvias:

1. Trocar por um Mac. (boa solução mas cara)
2. Formatar o HD e reinstalar o Windows e todos aplicativos. (outra dica muito manjada que todo mundo já sabe)
3. Desligar o PC e ir a praia.

Como Deixar seu PC Mais Rápido


1. Boot Mais Rápido

Muitos programas que você instala no Windows fazem alterações na inicialização do computador para forçar que eles sejam abertos junto com o sistema operacional. Existem duas maneiras de você visualizar o que é carregado quando o Windows inicializa. A Microsoft oferece o programa nativo MSConfig. Para abrir ele você vai no menu Iniciar e digita “msconfig” (sem as aspas).

msconfig windows 7 pro

Outro programa interessante, bem mais completo e complexo que o MSConfig, que você pode baixar rápido na internet para alterar a inicialização do Windows é o Autoruns.

autoruns windows

Embora mais completo o Autoruns pode assustar os usuários não geeks.

2. Desinstalar Programas e Usar Outros Melhores

Ao usar o Windows é inevitável instalar muitos programas que nunca vamos utilizar. Baixamos da internet, instalamos e ao não gostar acabamos por deixa-los lá parados. O melhor a fazer é desinstalar tudo que você não usa. Vá no menu Iniciar e digite desinstalar para acessar o menu de “desinstalar programas” do Windows.

Pare de usar o pesadão e lento Internet Explorer e troque pelo Google Chrome. Essa dica é essencial e se você ainda usa o IE deveria repensar tudo que sabe sobre computação. Sem comentários.

Também é legal passar a usar versões grátis de programas horríveis do Windows, como o Windows Media Player. Utilize o VLC que é bem mais completo e muito mais rápido. Outro gordinho é o Adobe PDF Reader, que você pode substituir pelo Fox Reader.

Desinstale o Messenger pois ele acaba em fevereiro de 2013 e é um programa enorme que requer muita memória do Windows.

Se você tem o Skype e não o utiliza frequentemente, retire ele da inicialização do Windows deixando para abrir só quando precisar. É um programa que usa muita memória também para ficar aberto sem uso. Eu uso e recomendo o Google Talk para chat pois ele é bem mais leve.

3. Utilize Até 70% do Seu Espaço em Disco

Encher o espaço em disco é bem fácil, mas é a mesma coisa que encher sua casa de tralhas e tentar procurar um alfinete. Os disco rígidos não foram feitos para serem utilizados em toda sua capacidade. Use até uns 70% e mova arquivos pouco utilizados para discos externos, desfragmentando o disco em seguida. Use o excelente Smart Defrag, grátis para baixar. Outra boa opção grátis é o Defraggler.

4. Faça Uma Limpeza de Manutenção

Use o programa grátis CCleaner para limpar arquivos inúteis do seu sistema que só o fazem ficar lento. O CCleaner otimiza o sistema, removendo arquivos inúteis e deixando o Windows mais rápido além de liberar espaço no seu disco rígido. Além disso ele limpa todos os rastros de histórico do seu computador, tornado mais seguro o acesso. Outro recurso interessante é a parte de limpeza do registro do Windows, espinha dorsal do sistema.

5. Compre Mais Memória RAM

memória RAM windows 7

A memória RAM do seu computador influencia diretamente em todas operações do Windows e quando ela está ocupada outras operações são realizadas em disco, o que é extremamente ineficiente, ainda mais se o seu computador for um notebook, o que gasta mais bateria pois requer mais recursos. Se você tem uma memória RAM baixa, eu recomendo 4GB ou mais, deve pensar seriamente em comprar mais pois isso vai tornar seu computador bem mais rápido.

memória ram pc aberto

Se não tiver experiência, contrate um técnico para abrir seu computador e verificar o modelo de memória para que você possa comprar mais e fazer o upgrade. A memória no computador é um pente que você encaixa em slots na placa mãe. Você deve verificar se existe slot livre e o modelo que deve comprar. Sempre compre blocos iguais de memória porque desse modo elas funcionam em pares e são mais eficientes, por exemplo 2 x 2GB (dois módulos de 2GB cada) para formar os 4GB. Ainda recomendo para ótima performance você ter uns 8GB com dois módulos de 4GB.