Se você tem um iPhone ja deve ter ouvido falar do recurso de “Buscar iPhone” que também funciona no iPad, que permite encontrar o aparelho quando você perde ou é roubado. Essa é uma das maravilhas que a tecnologia hoje em dia permite às pessoas. Seria maravilhoso se houvesse um buscar qualquer coisa na vida da gente, seja no carro roubado como temos os rastreadores, numa carteira ou até a chave de casa dentro da bolsa. Acho que um dia a gente ainda chega lá, enquanto isso, qual a tecnologia de rastreamento hoje para as cameras digitais?

Existem cameras caríssimas que requerem até seguros e podem deixar seus donos loucos e falidos no caso de serem roubadas. Enquanto não disponibilizam uma busca da camera tão legal quanto do iPhone, vamos explorar alguns meios de encontrar seu equipamento roubado utilizando a internet.

canon 5d mark iii

1. Através do Numero Serial da Camera (Tenha Sempre o Numero Serial da Sua Camera) (E Se não tiver?).

Quando compramos uma camera digital, geralmente ja vem um cartão da garantia com o número serial gravado. Se não tem você deve encontrar este número anexado a camera e anota-lo. Porém pouca gente faz isso.

Existe um meio alternativo bem interessante de encontrar seu número serial pois ele é gravado em cada foto que você tirou.

O site stolencamerafinder.com (em inglês) permite encontrar não somente o número serial da sua camera através do arquivo de foto que você carregar nele, mas também pesquisar fotos na internet através do número serial.

Encontrando o numero serial da sua camera você pode buscar na internet fotos tiradas com ela e talvez encontrar quem a roubou.

2. Mercado Livre e sites de vendas online grátis.

Pesquise o modelo da sua camera diariamente nestes sites. Geralmente quem roubou vai tentar vender online usando até o nome original, se encontrar faça perguntas como se quisesse comprar, até para certificar que é realmente a sua camera. Não use seu nome real para falar com essa pessoa pois ela pode desconfiar, crie uma conta com um novo nome para manter-se anonimo.

3. Facebook

Se você tiver a sorte de encontrar o nome de quem roubou a camera, pesquise este nome no Faceboook e você pode então ter uma foto desta pessoa, saber onde mora, etc. Isto vai ajudar na hora de ir na polícia.

Pegando o Ladrão

Marque um encontro num cafe ou livraria e chame a polícia para armar uma armadilha para o ladrão. Mas não é uma boa idéia fazer um confronto direto, apenas se for o último recurso e se você sentir bastante confiante para isso.

Caso Verídico

Para ilustrar este método com um caso verídico, veja a história relatada no site Petapixel onde um usuário teve sua camera roubada na sua casa numa festa e depois a recuperou, procurando primeiro no Craigslist, encontrando o ladrão no Facebook, o número serial da sua camera através do site stolencamerafinder.com e armando um encontro com os políciais.