Alguns sites podem infectar seu computador apenas se acessados uma única vez. Eles possuem algum tipo de script ou processos de atividades que abrem outras páginas de anúncios e comprometem a navegação da internet, não são ameaças extremamente perigosas mas podem causar uma boa dor de cabeça. Quando você acessa a página na internet, o navegador salva uma cópia “offline” em memória cache, literalmente salva o arquivo da página em alguma pasta no seu computador. Se a página contém um malware, vírus, ela fica no cache e o antivirus alerta um perigo toda vez que acessar a página novamente. Mesmo se limpar o site, em algumas situações o computador continua infectado e ao tentar acessar o site novamente o antivírus mostra a mensagem de problema do tipo HTML:Script-inf.

avast html script inf

Impedir o Cache do Navegador

Uma dica para iniciar todo esse processo é impedir que o navegador grave páginas em cache. Isso era um recurso utilizado quando o acesso a internet era lento, o navegador fazia o cache para acessar a página novamente de forma mais rápida pois alguns dados já estavam baixados no computador. Isso não é mais necessário. Procure ver como desativar o cache do seu navegador.

No Internet Explorer, vá em Ferramentas -> Opções da Interner -> Histórico de Navegação -> Configurações ->

Marque a opção: “Sempre que eu visitar a página”, coloque 8 no “Espaço em disco a ser utilizado” e clique em OK

Isso faz com que o Internet Explorer sempre recarregue as informações quando visitar uma página na internet, ainda reduzimos o espaço de cache para o mínimo possível, desta forma ele fica impedido de salvar qualquer coisa no seu computador.

Como Remover o Virus HTML:Script-inf

Para começar você deve reiniciar seu computado em modo de segurança. Desligue ele e quando ligar pressiona a tecla F8 antes de aparecer o logotipo do Windows. Você deve ver uma tela parecida com essa:

modoseguranca

Escolha a opção “Modo de segurança com rede” pois vamos precisar de acesso a internet pra atualizar o antivírus.

Baixe e instale o Malwarebytes Anti-Malware

Este primeiro programa vai detectar e deletar os arquivos infectados do seu computador.

Em seguida vamos baixar outro programa para ajudar a limpar o computador.

Para ajudar ainda mais na remoção do HTML:Script-inf baixe e instale o TrendMicro Fake Antivirus Remover.

Baixar TrendMicro’s Fake Antivirus Remover (ATTK)

Depois que baixar, execute o arquivo como administrador se estiver no Windows 7 ou superior (clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e escolha esta opção):

executar como administrador windows 7

Depois que o programa abrir clique no botão “Scan Now” para iniciar o processo de identificação e remoção dos arquivos infectados. O TrendMicro vai mostrar uma janela com os arquivos infectados onde você deve marcar eles para serem removidos.

Reinicialize o computador depois que terminar o processo. Inicie no modo de segurança com rede para continuar.

Se o virus instalou algo do tipo rootkit Trojan no seu computador, você ainda precisa rodar a ferramenta abaixo destinada a remover este tipo de virus.

Baixe Avast aswMBR

O aswMBR vai perguntar se você quer baixar as últimas definições de antivírus. Clique no botão YES.

Na janela preta que abrir, clique no botão “Scan” que fica a esquerda. Automaticamente vai remover qualquer problema identificado no seu computador causado pelo HTML:Script-inf.