Qual Melhor, Google Drive, Dropbox, OneDrive, Amazon Cloud Drive

As grandes empresas de internet oferecem hoje serviços de armazenamento na nuvem para seus arquivos de fotos e documentos. Todas têm um plano grátis e também versões pagas por mensalidades mensais ou anuais dependendo do tamanho do espaço que você aluga. Vamos dar uma olhadinha nas opções do mercado para poder analisar qual melhor opção.

1. Google Drive

google Drive storage plans

O Google Drive é uma ótima opção de armazenamento de arquivos. O plano básico oferece 15GB o que não é suficiente para um backup completo nos dias de hoje. O plano de 1TB sai por 10 dólares por mês. Um preço que ainda acho salgado.

O interessante do Google Drive é ter aplicativos completos para sincronizar automaticamente para Windows, Mac, OS X e Android.

O Google ainda oferece o aplicativo Google Docs (Android, iOS) que permite criar arquivos tipo Word (processador de texto) utilizando o espaço do Google Drive.

Para uma experiência ainda mais completa, o Google lançou apps específicos para Planilhas (Google Sheets e Apresentações (Google Slides).

2.Dropbox

dropbox plans

O Dropbox é talvez o serviço de compartilhamento mais utilizado pela sua simplicidade de instalar e compartilhar arquivos de modo transparente entre computadores e dispositivos móveis. Para dispositivos móveis ainda possui o aplicativo Carousel para visualizar fotos.

Estranhamente possui exatamente o mesmo preço que o Google Drive.

2. Microsoft OneDrive

microsoft OneDrive Plans

O OneDrive da Microsoft oferece um plano bastante interessante, 15GB grátis, 100GB 2 dólares/mês 200GB 4 dólares/mês e 1TB por 7/mês mas com a vantagem de poder usar o Office365.

Existem clientes para Windows, Mac OS X, Android e iOS.

Baixar cliente do OneDrive

Baixe o app do OneDrive para iOS que sincroniza suas fotos.

4. Amazon Cloud Drive

Amazon Cloud Drive

A Amazon oferece talvez o melhor preço dos concorrentes para armazenamento. 12 dólares/ano para salvar todas suas fotos e 60 dolares/ano para qualquer arquivo que desejar.

Um problema que encontrei foi que o aplicativo para Windows não sincroniza, apenas carrega manualmente as fotos. Já o app para iOS funciona muito bem.

Baixar Amazon Cloud Drive (Windows, Mac OS X)

5. Facebook

O Facebook esta nesta briga de modo discreto mas talvez seja o serviço mais utilizado pois seus usuários estão a toda hora compartilhando fotos. Se você souber fazer de um modo organizado (ao invés de pensar apenas no compartilhamento da timeline), o Facebook é uma excelente opção para compartilhar e guardar suas fotos de modo privado.

Para salvar suas fotos automaticamente no Facebook utilize o aplicativo para celular, ative a opção de compartilhar as fotos no album privado e lembre-se de checar o botão de apenas fazer isso quando conectado numa rede sem fios, ou então sua bateria será utilizada ao máximo assim como seu plano de dados.

Você só pode sincronizar fotos do seu celular usando o Facebook para celular. Para sincronizar fotos do seu celular:

  1. Vá até o seu perfil
  2. Toque em Fotos
  3. Toque em Sincronizado, no canto superior direito da seção fotos, e siga as instruções na tela

Veredito

Comparando os preços o serviço da Amazon de armazenamento oferece espaço ilimitado por 60 dólares, porém a falta de um aplicativo cliente para Windows e Mac que ofereça um sistema fácil de usar para copiar os arquivos atrapalhar imensamente.

O Google Drive oferece um sistema perfeito com aplicativos de planilhas, apresentações e backup integrado de arquivos. É impressionate como o app Google Plus consegue carregar as fotos do seu celular e montar um histórico perfeito para navegação. Chega num nível de detalhe de quando você viaja ele monta um álbum automaticamente baseado na sua posição geográfica. O lado ruim é o preço, igual ao Dropbox de 10 dólares por mês.

Gostaria muito que o Dropbox e o Google Drive baixassem seus preços para concorrer melhor com o OneDrive que na minha opinião é o vencedor desta análise. Oferecendo 30GB grátis de início e 1TB com o Office 365 pelo mesmo preço do Dropbox e Google Drive ($9/mês), o OneDrive fica imbatível. Além do mais oferece planos de 100GB ($1.99/mês) e 200GB ($3.99/Mês) o que é suficiente para muita gente. Os aplicativos tanto para iOS como Android, Windows e Mac OS X funcionam muito bem, criando um sistema de backup e compartilhamento de arquivos perfeito.

Vencedor: Microsoft OneDrive

Segundo Lugar: Google Drive.