Como Deixar Seu Site Mais Rápido

Para seu site ter uma boa visibilidade e também ser mais bem posicionado no índice do Google é indispensável uma análise do seu desempenho em termos de velocidade. Para isso apresento aqui algumas ferramentas que usei na otimização dos meus sites que mostram como deixar seu site mais rapido.

1. Screaming Frog Spider Tool

screaming frog seo spider

Utilize essa ferramenta para procurar por erros 404 no seu site, páginas com links quebrados, etc.

2. Gmetrix

gmetrix site analise

O Gmetrix analisa a velocidade do seu site e já da as dicas de como deixa-lo mais veloz. Os erros mais frequentes são bobagens como o uso de imagens pesadas por exemplo. O Gmetrix ja até mostra uma versão reduzida das imagens que podem ser compactadas. Para quem usa WordPress recomendo o plugin EWWW Image Optimizer

3. Google PageSpeed Insights

É a ferramenta do Google similar ao Gmetrix para dar dicas do que pode ser feito para deixar seu site mais veloz.

4. Google Webmaster Tool

Quando você cria um site deve adiciona-lo ao Google Webmaster Tool. Esta ferramenta permite que seu site seja navegado pelo Google para poder adicionar todas as páginas ao índice de pesquisa. Caso haja algum problema ele será mostrado. Você precisa cadastrar o endereço de um sitemap (arquivo contendo todos os links URL do seu site).

5. Bing Webmaster Tool

A versão da Microsoft para o Google Webmaster Tool mas não menos importante.

Conclusão

Vimos aqui algumas ferramentas importantes para detectar problemas no seu site. Hoje as principais empresas de mecanismos de busca e desenvolvimento da internet como Google e Microsoft disponibilizam meios para que você saiba o que está errado no seu site e tenha como consertar.

Na parte 2 deste artigo veremos como existem ferramentas ainda mais avançadas para deixar o seu site mais rápido como o Google Pagespeed por exemplo.

Leia: Como Deixar seu site mais rápido (Parte 2)