Ame a Si Mesmo Antes de Tudo Para Ser Feliz

É muito bom quando você tem uma convição dentro de você que ao longo da vida vai se tornando comprovadamente verdadeira. Uma das coisas que sempre acreditei foi que eu precisaria estar bem comigo mesmo para estar feliz e não seriam bens materiais ou pessoas específicas, com excessão é claro de minha família, que me dariam uma felicidade que eu não pudesse encontrar sozinho. Vejo pessoas buscando alguém para serem felizes, com critérios dos mais rígidos, como dinheiro ou posição social. Outras deixam de ficar com alguém por estes mesmos motivos. Talvez hoje em dia seja bastante fácil descartar pessoas e troca-las por algo “melhor”, uma imagem criada no imaginário de cada um. Eu acredito que a gente sabe quando gosta de alguém ou sabe quando não gosta. Todo mundo algum tipo de plano como casar e ter filhos e busca alguém para compartilhar essa experiência. A questão é se nossas frustrações não estão sendo projetadas de forma que a infelicidade que alguém sofra sozinho não aparecerá quando estivermos num relacionamento. Eis que leio algo que descreve de forma perfeita este sentimento:

“When life’s knocked us around. And our childhood myths reveal themselves to be just that. The truth feels like the biggest sucker-punch of them all: it’s not a spouse or land or a job or money that brings us happiness. Those achievements, those relationships, can enhance our happiness, yes, but happiness has to start from within. Relying on any other equation can be lethal.”

É uma parte de um texto excelente que li no New York Times, o qual mostra como um problema ou frustração pessoal pode atrapalhar relacionamentos de uma vida inteira. Então é ai que entra o detalhe básico de uma relação consolidada, de ter a certeza de que a outra parte complementa o que projetamos de felicidade para nós. A outra pessoa nunca trará sua felicidade total, e este conceito até se encaixa bem na definição de casamento. As alegrias e tristezas são compartilhadas, eu acrescento que nossos sonhos, realizados em conjunto fazem parte destes momentos de alegria, uma parte vem dentro de nós, a outra torna tudo melhor.

Outros textos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.