Há um tempo eu me perguntava qual seria a diferença entre as opções no Windows XP de Hibernar ou fazer Stand-by. Fiz uma pesquisa básica no Google e encontrei a diferença:

1. No modo Standby, a bateria é econimizada desligando os hd’s, ventiladores e a tela. Ou seja o Windows desliga os componentes que gastam mais bateria. O computador ainda usa a bateria para guardar seus dados na memória e assim você poder rapidamente reiniciar. Contudo se a bateria se esgotar, todos seus dados serão perdidos.

2. No modo de hibernação, o XP guarda seus dados no HD, aí a energia é cortada completamente e não gasta sua bateria. Quando você reinicia o computador demora mais também porque o XP tem que ler os dados do HD. Obviamente este método ocupa algum espaço em disco considerável.

Se você esta usando o tema do XP, você não terá a opção de hibernar quando você seleciona pra desligar o computador. (iniciar – desligar). Para ter acesso ao modo de hibernação, clique no botão de standby segurando a tecla shift. Se isto não funcionar, talvez a hibernação não esteja ativa. Vá no Painel de Controle, opção de Energia, na aba de hibernação marque a caixa de seleção que ativa este modo e clique em OK.