cleaning
Hoje li um excelente artigo de como liberar espaço no Mac OSX. Utilizando algumas ferramentas grátis e algumas dicas, gigabytes podem ser liberados sem qualquer perda pro sistema. Espaço no HD sempre é um problema, no meu MacBook com 80 GB de espaço, tenho somente 10 GB livres no momento. Com certeza vou usar essas dicas e também controlar meus downloads e instalação de novos programas.

1. Apagar os idiomas que você não utiliza. Um programa grátis chamado Monolingual ajuda a fazer isso.
Tome cuidado para não remover os binários Intel do seu Mac.

2. Utilize os programas Disk Inventory X e WhatSize. Se você ja usou o iMovie ou outros aplicativos que trabalham com arquivos grandes, provavelmente eles geraram arquivos enormes que estão em lugares difíceis de serem encontrados. Estes programas ajudarão a encontrar os arquivos que estão roubando seu espaço. O Disk Inventory mostra como esta distribuído o espaço do seu HD e o WhatSize mostra o tamanho ocupado da pasta.

3. Apague aplicativos que você não usa. Por exemplo, se você não usa o iDVD, ele ocupa mais de 1 GB de espaço. Para ajudar nesta tarefa utilize o AppZapper.

4. Apague o GarageBand.

5. Apague lixo do seu HD. Procure no Finder por .pdf, aparecerão inúmeros manuais em vários idiomas que você nunca vai ler.

6. Use o iPhoto Diet. O iPhoto guarda todas suas fotos que você editou em formato original. Este programa ajuda a limpar ester arquivos se você não precisa deles.

Importante é sempre fazer backup do sistema e seus arquivos importantes. Todas estas dicas devem ser utilizadas com extremo cuidado para não fazer besteira. Se você não tem a menor idéia do que está fazendo melhor não seguir em frente.

[tags]dicas[/tags][tags]macintosh[/tags][tags]downloads[/tags]