Images Custom Nikon-D70

Ainda no assunto fotografia, vi no site LifeHacker uma lista de dicas para fotografos amadores. Eu adoro fotografia e li as dicas deles uma por uma, todas ótimas. Vou relacionar em português claro aqui as dicas que vi lá e darei as minhas também. Não sou profissional mas acho que posso contribuir em alguma coisa…

Das dicas do fotógrafo James Ferrara, tem algumas bem genéricas e mais detalhadas para fotos em close, isto é, para porta-retratos. Um artigo que escrevi sobre o básico para fotografia recentemente. Mas vamos as novas dicas:

1. Conheça seu equipamento. Meu irmão comprou uma Canon S80 e usa ela só no automático. Eu tenho uma S50 e já usei quase todas funções Pro dela. Por isso de uma olhada no meu guia rápido de fotografia.
2. Esteja preparado. Isto quer dizer, leve sempre sua camera com você. Se for a uma ocasião que não dê pra levar a sua SLR (modelo profissional), leve a camera pequena mesmo. Na minha opinião é melhor uma foto com uma amadora do que nenhuma foto.
3. Coloque um brilho nos olhos da pessoa que está tirando a foto. Essa é boa. Basta dizer pra pessoa olhar um pouco pra cima ou mexer o queixo até achar um ângulo que a luz bata nos olhos.
4. Não tire a foto sem pensar antes. Se der, observe tudo que está em volta do objeto que está fotografando. Enquadre de um jeito que as coisas se encaixem, se for uma paisagem por exemplo, encaixe alguns objetos de 2o plano com as bordas da foto.
5. Tire a foto de manhã ou ao entardecer. O pior horário pra se tirar foto é perto do meio-dia. Durante o meio dia a intensidade da luz é demasiada e causa sombras horríveis. Se for inevitavel, use o flash para tirar fotos nestes horários para anular as sombras. Teste e verá. Já nos outros horários, as cores ficam mais perto da realidade, a luz da manhã causa um amarelado quente na foto e da tarde um tom mais alaranjado. Lógico que em dias nublados anula o efeito do meio-dia.
6. Use sua imaginação e seja ousado. Entendendo como a luz funciona você poderá utilizar ela em seu favor, mesmo quando está contra o sol.
7. Para closes, enquadre o queixo e corte um pouco da cabeça. Terá efeitos inesperados e ótimos fazendo isso.
8. Para grupos de pessoas, enquadre um pouco a baixo da cintura e deixe um espaço entre a borda superior e o topo das cabeças das pessoas.
9. Quando estiver sol, use sempre baixos ISOs 50, 100 e 200. A noite não adianta usar flash para tirar fotos de paisagens, tem que usar altos ISOs, tipo 600 para cima. Já para pessoas, à noite tem que usar flash (se sua camera não tiver um iso acima de 800).
10. Se puder, a noite não use flash.

[tags]dicas[/tags] [tags]fotografia[/tags]