modxcms
O que é gerenciador de conteúdo?
O termo [[CMS]] em inglês (content management system) serve para aplicativos que permitem que o usuário, sem saber programação, possa publicar um texto na web de forma rápida e segura. Eu uso um CMS que quase ninguém no Brasil conhece.

Tenho visto, até pela página na Wikipedia, que o MODX CMS não é conhecido no Brasil. É uma versão totalmente modular e configurável, com AJAX, diferenciando-se assim de todos CMS que comparei.

Todos CMS que testei tinha a mesma carinha, aquela cara e formato de aplicativos feitos em PHP padrão, mesmas fontes, distribuição e design. Quando vi o MODXCMS, vi que parecia uma blog assim como o meu feito em WordPress ou qualquer outro site com design arrojado e flexível.

Demorei uma semaninha para pegar todos os macetes de como usar, mas hoje já posso fazer até um blog como esse. Existem centenas de plugins, snippets e um forum dando suporte, além da página do produto com excelente documentação e exemplos reais de utilização.

Tenho duas páginas feitas com o MODXCMS.

www.easy-rio.com
www.arpoadorsunsetclub.com

Para usá-lo você tem que ter um servidor de hospedagem com PHP e MySQL, nada muito diferente do que 99% dos serviços de hospedagem oferecem.

Vale a pena usar, eu garanto, se você quer algo diferenciado do que a maioria dos sites “comuns” usam.

[tags]dicas[/tags] [tags]cms[/tags] [tags]modxcms[/tags] [tags]gerenciador conteudo[/tags]