Images Hdr Logo

 Images G 01 Nav2 Images Skins Teal Logo-On

Uma tendência que os americanos apontam é que mais e mais pessoas antes de comprar consultam comentários e dicas de outros consumidores que compraram aquele produto, o chamado “review”. Eu mesmo já faço isso há um bom tempo, sempre entro na Amazon e mesmo sabendo que não vou comprar no site, consulto as dicas de quem já comprou o que eu estou querendo comprar. E isso é uma tendência mesmo, as pessoas realmente levam em conta a opinião de outros consumidores cada vez mais.

Lendo uma análise feita por outro consumidor você pode ver o que há de bom e ruim no produto, se ele quebra fácil, assistência técnica e facilidades do uso em geral. Embora possa acreditar que existam análises tendenciosas, quando tem-se 50 comentários para um produto, os tendenciosos ficam fora da média. O consumidor americano é bem exigente até porque lá as lojas os respeitam muito.

Essa mania da análise, com algum tempo, vai ser incorporado ao Brasil também, o problema que vejo é que o consumidor brasileiro ainda não tem a maturidade do americano. Os produtos aqui não são lançados com a mesma frequência que lá, o brasileiro lida com produtos com um ano de defasagem ou até mais. E também ainda não tem a cultura de escrever. Ainda mais, temos muito menos consumidores online do que nos EUA. Mas vai acontecer.

Existem muitos sites americanos especializados em oferecer comentários e experiências de consumidores em relação à diversos produtos. Os sites que eu indico são:

Amazon
Wize

 Images Wize Rank Formula

O wise é um site especializado nisso, ele não vende nada. Segundo o site seu ranking é baseado no comentário de usuários, de especialistas e uma variável de “buzz” (que significa que o assunto de um produto é bastante comentado na internet). Ainda não descobri como eles fazem isso mas parece ser bem interessante.

O problema para muitos é que são comentários em inglês. Mas você ainda pode ver as notas dadas, que na Amazon são em estrelas, e na Wize é oferecido em ranking.

Na Wise você entra, escolhe a categoria e já vê os produtos mais cotados. É bem fácil.

Portanto já sabe, antes de comprar pesquise a opinião de outros consumidores.

[tags]dicas[/tags] [tags]internet[/tags] [tags]reviews[/tags] [tags]analises[/tags]