A primeira vez que accessei a internet foi na Puc Rio no departamento de informática por volta de 1993. Haviam lá terminais, monitor, teclado e mouse e só isso, conectados à internet. Era um terminal UNIX e o navegador um Netscape. Eu acessava o site da Nasa, da Silicon Graphics e do museu do Louvre para ver fotos e simplesmente passear por um outro lugar como eu estivesse em outro lugar.Tudo era em inglês. Não existia domínios .com.br. Não existia Google ou qualquer outro site de pesquisas. Você tinha que descobrir as coisas na raça testando os domínios. Depois surgiu o Altavista que encontrava tudo. Era o Google de hoje. Impressionante como ninguém sabe hoje o que é Altavista.

Até descobri um site chamado CDconnection que eu podia encomendar CDs. Note que o acesso ao site era via telnet, só texto, isso mesmo, não tinha gráfico nenhum com foto de cd ou comentários de outros usuários. Era tudo bem simples, mas o catálogo extenso. Comprei ali o CD do The Police, do All About Eve e outros que eu não encontrava de jeito nenhum nas lojas nacionais. Depois de 20 dias chegavam os CDs numa caixinha e eu ficava satisfeito. Não sabia que já fazia o que hoje milhões de pessoas ao redor do mundo fazem. Podia ter comprado vários domínios ou montado um provedor, que seria adiante comprado na época da bolha da internet que depois veio a estourar. Muita gente ganhou muito dinheiro. Eu nunca ganhei dinheiro com a internet. Era apenas um usuário.

Desta época remota até hoje as coisa evoluíram muito. Se você quiser pode ver como era neste vídeo acima que mostra a internet em 1994. É em inglês mas dá pra ter uma noção de quanto pobre as coisas eram. Outro artigo interessante que fala sobre o Altavista (indexador anterior ao Google) pode ser lido aqui.