skins-ubuntuchina-logo.png

Tenho escrito alguns artigos sobre Ubuntu, isso é claro porque estou usando este sistema operacional no escritório como servidor de banco de dados Oracle XE.

Hoje eu passei pela seguinte situação. Instalei o Ubuntu no disco que tinha o Windows server, é claro que formatei o disco antes, porém eu tinha mais um HD formatado em NTFS na máquina cheio de arquivos úteis que precisava usar.

1. O Ubuntu reconheceria esse disco formatado em NTFS?

Sim! Ele tem um aplicativo que você tem que instalar, chamado “Ferramenta de Configuração NTFS”. Vá em Aplicações – Adicionar e Remover – System Tools e instale esta opção.

Depois que instalar, rode o aplicativo e ele vai detectar o disco NTFS e montar no sistema. Depois desta etapa você já consegue visualizar seus arquivos no disco atraves do explorer do Ubuntu.

2. Como compartilhar a pasta do NTFS para o Windows?

Vá em Sistema – Administração – “Pastas Compartilhadas”. Se o serviço de compartilhamento SAMBA não tiver instalado ele vai automaticamente instalar.

Instalar compartilhamento ubuntu

Depois você tem que compartilhar a pasta indo nesta mesma opção que agora vai estar instalada. É bem parecido com o sistema do Windows, você escolhe a pasta e o nome do compartilhamento.

Falta agora dar permissão para um usuário acessar o compartilhamento. Você tem que ir no terminal e digitar o comando como super user:

$ sudo smbpasswd -a nome_do_usuario

Agora então no Windows você pode digtitar o ip / compartilhamento para acessar sua pasta.