Procedimento:

1. Primeiramente você tem que diminuir o tamanho de sua partição atual do Windows Vista. Para isso clique com o botão direito em meu computador, gerenciar, gereciamento de disco.

2. Clique com botão direito no seu disco primário e escolha “encolher volume”. Entre com o valor do espaço que sua partição Windows Vista ocupará para sobrar algo para sua partição do Windows XP.

3. Agora você tem um espaço não-alocado e o que precisamos é alterar a letra do seu dispositivo de CD/DVD para deixar mais uma letra disponível antes deste dispositivo. Exemplo: se você tinha o hd principal como C:\ e o CD/DVD como D:\ passaremos o CD/DVD para E:\ para deixar a letra D:\ para o Windows XP.

4. Para trocar a letra do seu CD/DVD clique com o botão direito em cima dele e selecione “Alterar letra do disco”. Clique em alterar e escolha a nova letra. Remova o disco de CD ou DVD do aparelho de CD/DVD.

5. No espaço “não-alocado” crie a partição para o Windows XP. Basta clicar com o botão direito e escolher “novo volume simples”. Siga o guia de menus até o ponto de colocar o nome do novo volume. Entre com um nome fácil de lembrar como apenas “XP”. Faça uma formatação rápida para economizar tempo.

6. Reinicialize o computador, o Windows Vista entra, confirma mais alterações e pede pra reinicializar de novo.

7. Agora com tudo preparado, insira seu disco do Windows XP e inicialize o computador para instala-lo da maneira que você sempre fez. Lembre-se de escolher a partição XP que você criou.

8. Quando terminar a instalação você irá perceber que não tem como inicializar pelo Windows Vista mais. Não se desespere! É assim mesmo. Baixe e instale o programa VistaBootPro, você precisa do Microsoft .NET Framework 2.0 senão ele não funciona.

9. Abra o VistaBootPRO, ignore o passo de backup. Va na aba de System Bootloader e escolha “Windows Vista Bootloader” na primeira seção e “All Drivers” na segunda seção e clique em install bootloader. Vá em “Diagnostics” e escolha “Run Diagnostics”. Você verá duas opções “Early versions of Windows” e “Microsoft Windows Vista”.

10. Reinicie o Pc e você verá a opção para inicializar pelo XP ou Vista.

Discutir este artigo no Forum