Faça um ícone ICO do Windows com o Photoshop

By | dezembro 3, 2007

Para quem programa ou precisa de um ícone por algum motivo, como colocar na sua página web seu logotipo, o Photoshop é um ótimo recurso para criação. O problema é que se você for tentar gravar sua imagem no Photoshop como ícone (extensão ICO) verá que não existe esta opção. A solução vem através de um plugin grátis.

1. Baixe e instale o plugin. No CS3 a pasta de plugins fica dentro de Applications/ Photoshop CS3 / Plugins. Reinicie o Photoshop para ele ler o novo plugin.

2. Crie uma nova imagem de tamanho 64×64, pode ter fundo transparente ou não depende do seu gosto. A imagem pode ser maior contando que seja múltiplo par de 16×16 (formato final do ícone), ou seja 128×128, 256×256, etc…

3. Desenhe ou cole a imagem que você quer.

4. Vá no menu Image -> Image Size. (imagem -> tamanho). Reduza o tamanho da imagem para 16×16 e lembre-se de alterar a opção “resample image” -> “Bicubic Sharper”.

5. Salve seu projeto e depois no formato ICO.

Note que este procedimento funciona tanto no Mac quanto no Windows, porém estes arquivos ICO são usados mais no Windows como ícones de aplicativos, pastas, etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *