Macosx Features Images Timemachine Icon20071016
O Time Machine é o novo aplicativo de backup do Leopard Mac OS X 10.5. Ele tem aquele ar simplista como tudo feito pela Apple e seu funcionamento ainda é muito discutido pois os usuários reclamam de faltar algumas funções essenciais tais como:

– Backup para disco de inicialização boot.
– Backup para disco de rede.
– O grande espaço necessário para armazenar vários backups que ele gera.

Pessoalmente, uso o Carbon Copy Cloner para criar uma imagem exata que pode ser inicializado via boot e também o Mozy que faz backup incremental via internet.

Estou ainda explorando o Time Machine para ver se vale a pena usar e descobri que já é possível fazer backup para discos na rede, inclusive formatados pelo Windows, isto é, se você tem um Pc em casa com Windows na mesma rede pode colocar o seu backup incremental do Mac nele. Isso é bastante prático.

Você precisa baixar e instalar o iTimeMachine que é grátis, e também precisa saber o IP do seu Pc com Windows. Claro que antes de tudo precisa compartilhar uma pasta no Windows para o Mac . Notem, para referência, que meu usuário do Windows tem o mesmo nome do meu usuário Mac pois acho que fica mais fácil compartilhar assim.

1. Para mapear seu disco de rede no Mac, no Finder, clique no menu Ir -> Conectar ao servidor. Ou apenas use o atalho Maça+K

2. No endereço do servidor, entre smb://IP/pasta_compartilhada ou como no exemplo: smb://10.0.0.1/download

3. A pasta do Windows aparecerá na lista de dispositivos do Finder. Agora vem a mágica.

4. Inicialize o iTimeMachine e cliquem (como na figura abaixo) em “Enable Airdisk/Network Disk”.

Itimemachine

5. Inicie o Time Machine e agora vá nas opções para escolher o disco de backup. O seu disco de rede será apresentado.