twitter.jpgPra que serve o Twitter? Vejo esta febre que corre a internet e tento entender a lógica desta nova “ferramenta” de “microblog”. Os blogs dão informação sobre qualquer assunto, opiniões, etc. O Twitter parece muito a página de scraps do Orkut, a diferença é que a própria pessoa escreve sobre ela e outras “seguem” você (follow).

O que as pessoas escrevem lá? Pode ser a informação da pessoa em si, de uma empresa ou grupo. Mesmo assim ainda não entendo, logo naquela página e fico ali vendo a pergunta “O que você está fazendo?”. Poxa, estou olhando para você pensando qual o sentido disso. Como existem milhares de pessoas usando, deve ter bastante sentido… tenho só que descobrir algum.

Para que serve o Twitter? Você tem tempo de escrever o que você esta fazendo agora? E depois, depois e depois? Minha vida já é tão corrida, como posso ter mais tempo para escrever no Twitter que fui ao banheiro ou estou na aula. Pois muita gente que vejo lá faz exatamente isso. Outras conseguem realmente aplicar algo útil. O que seria útil? Talvez o Twitter seja uma espécie de voyeurismo dos detalhes mais insignificantes da vida de alguém, a não ser que você seja um astro e sua vida seja repleta de coisas interessantes ou talvez seja um grande escritor a lá Seinfeld para criar o verdadeiro diário do nada. Sei que o insignificante pode ser bastante significante pois significar é relativo. O fato é que você tem que encontrar seus “seguidors”.

Mas me dei o trabalho de verificar pra que algumas pessoas utilizam o Twitter, vamos lá:

1. Divulgar uma marca ou qualquer coisa como seu blog, site ou empresa.

2. Pesquisar o que alguém acha sobre algum tema.

3. Encontrar clientes e novos leitores para seu blog. Apenas digite seu endereço e seus seguidores dão uma olhadinha.

4. Criar uma rede social própria.

5. Anotar alguma coisa.

6. Marcar reuniões.

7. Dizer onde você está agora.

8. Desabafar.

Tudo isso parece algo louco sem sentido se você não tiver um bom número de pessoas na sua lista de contatos. O WordPress lançou o Prologue, um tema que transforma seu WordPress num sistema tipo Twitter particular. Eu ainda estou procurando me encaixar no Twitter mas está bastante complicado. Se alguém tiver uma dica para começar ou quiser me seguir, meu contato é gusleig.

Discutir este artigo no Forum