adstats logoAs vezes a gente esta de bobeira navegando pela e esbarra em certos “achados”. Ontem encontrei um programa grátis pra analisar os ganhos do AdSense, programa de anúncios dinâmicos do Google, que eu uso neste blog e grande parte dos blogueiros também usa.

Para instalar é melhor usar o internet explorer pois no Firefox precisa instalar uma extensão chamada ClickOnce. De qualquer forma depois que ele é instalado você deve escolher entre o idioma inglês ou francês. Não tem português.

O CSV AdStats é um programa que depois de configurado, conecta na sua conta do adsense na internet, baixa os dados (demora uns 15 minutos na primeira vez) e faz diversas análises dos seus ganhos, vários relatórios com gráficos e mostra dados dos seus ganhos que você nunca imaginou. Análise por canal (identificador do anúncio na sua página), por dia, mês e ano.

csv adstats graficos do adsense

Os dados podem ser superpostos nos gráficos, como ganhos, visitas e cliques em diferentes cores para ficar bem fácil analisar.

adsense relatorio grafico de semanas ganhos e cpc

Todos os relatórios podem ser comparados uns com os outros e ainda não tive tempo de explorar tudo. O que interessa é que o AdStats é grátis e um programa obrigatório para quem usa o AdSense. É uma pena só ter versão para Windows mas quem tem Mac pode usar a máquina virtual Parallels ou VMware.

Baixe o CSV AdStats.