homer simpson SEO expertBato o olho nos blog brasileiros e vejo uma manada de gente se dizendo expert em SEO (Search Engine Optimization) dando dicas, aulas e tutoriais sobre o assunto. E como tem gente que vai la olhar, imaginando que essas “técnicas” SEO farão seu blog ou site ter sucesso.

Grande engano.

Se você tem um site e quer ter sucesso, fuja dos sabichões. Construir um site é prover conteúdo. O Google não é bobo nem a sua audiência. Se você tem um blog, a maioria dos softwares de blog já são otimizados para as ferramentas de pesquisa encontrem seus artigos.

Eu nunca me preocupei com SEO. Dei aqui algumas dicas pra escrever artigos mais visíveis mas isso não é nada demais. Uso o WordPress e conheço vários blogs famosos de gente que nunca se preocupou com isso. Blogs que ficaram famosos pelo boca-a-boca porque tinham qualidade e frequência dos artigos. É nisso que você deve acreditar.

Vamos às técnicas que atraem multidões:

1) Link Building. Ou “construção de links”. O que é isso? O Google daria mais valor para os blogs que tivessem muitos outros blogs “linkando” (indicando) ele. Acredite, mas existe “técnica” pra criar links. E se você é dono de um blog, ao invés de escrever e colocar seus esforços para isso, vai atrás de ficar criando links pro blog. Como se cria links? Comente nos blogs que você gosta. Se existem pessoas que gostam do seu blog eles vão colocar seu endereço no delicious, stumble ou nos seus favoritos. Só vão colocar porque gostaram do seu blog. Os links são consequência de um bom trabalho, escrevendo.

2) Bounce Rate. Ou “taxa de desistência”. É a número de pessoas que viram seu blog e não gostaram… Essa é realmente boa. Ou você toma tendência e faz escreve algo que preste ou desista de ter um blog.

3) Ferramentas de análise SEO do site. Imagine que um software vai analisar teu site e dizer “faça isso que você terá sucesso”. Incrível né. Eu quero um desses agora, pago em cash. Provavelmente ele iria dizer “escreva bom conteúdo e tenha frequência”. Hahaha.

4) Page Rank. “Ranking de Página”. Uma fórmula matemática que cada ferramenta de pesquisa tem de classificar cada página sua com uma nota de zero a dez. Ninguém sabe esta fórmula (a não ser os caras do Google, Yahoo, etc..) mas todo mundo que se diz expert em SEO tem uma opinião a respeito. Agora você mero mortal vai ficar lendo sobre page rank pra ver o que você pode fazer, colocar uma fórmula mágica no seu site pra aumentar isso. A importância do page rank é muito menor do que a qualidade do que você escreve. Anote isso.

5)Link Farm. “fazenda de links”. Se você entendeu o conceito de “link building” verá que link farm é um monte de links num site só, ou seja, um site construído pra ter links, legal né? O Google não gosta nem um pouco disso e quem divulga esta técnica está apenas explicando uma coisa que você não deve usar e não precisa saber. Portanto, algo completamente inútil e perda de seu precioso tempo.

SEO é besteira? Claro que não. Hoje em dia é assunto sério, mas se você tem um blog, não precisa se preocupar com isso. Confie no seu talento de escrever, de amar o que faz e que isso atrai público porque é trabalho sincero e não mágica.

Muitos dizem ter a receita do sucesso fácil e vendem essa idéia pra você acreditar que isso existe. Use o WordPress e esqueça a palavra SEO. Existem alguns plugins para WordPress que ajudam mas não fazem nenhuma mágica. Sucesso é resultado de muito trabalho e o blog foi feito pra quem gosta de escrever. Tenha conteúdo de qualidade e escreva constantemente que você terá sucesso.

Não é fácil mas é a minha receita.