google gears logo 2008 04 02Tenho amigos que usam o Gmail que nunca utilizaram o Google Docs. O Google Docs é um pacote tipo “office” com planilha, editor de textos e apresentações grátis online. Se você tem Gmail basta ir no menu superior da esquerda e procurar por “Documentos”.

gmail - google docs buttom

Existe um outro aplicativo do Google, chamado de Google Gears que permite você executar sites da internet sem ter a conexão a internet. Parece loucura mas funciona com alguns sites que estão preparados para isso.

A novidade é que o Office do Google agora funciona com o Gears, isto é, agora você pode usar um Editor de textos ou planilhas deste serviço sem precisar estar conectado a internet. Olha, isto quer dizer que o Office da Microsoft agora tem um grande concorrente pelo simples fato que é grátis e funciona muito bem.

Esta nova função do Office do Google estará sendo disponibilizada aos poucos, eu ainda não tenho mas em poucas semanas deve aparecer de repente uma setinha indicando a compatibilidade com o Google Gears. Para isso você tem que instalar o Gears primeiro e ficar no aguardo de aparecer pra você. No Firefox é mais uma extensão. Veja a lista das melhores extensões para Firefox.

O Google Gears é compatível com Firefox e Internet Explorer.