Conversando com um leitor via comentários do artigo que anunciei o novo tema do WordPress para este blog, achei melhor escrever um artigo sobre a questão pois o texto estava ficando longo. Acontece que o leitor me aconselhou a tirar alguns anúncios para melhorar a navegação do blog. Me chamou de “mercado livre”, não sei se era referência ao site mercado livre ou simplesmente um mercadão mesmo. Prefiro ser o mercadão, rs, porque eu odeio o Mercado Livre!.

Mas não levei a mal não, imagina que se os leitores soubessem o tanto de gente que entra aqui exigindo as coisas, me xingando, pedindo número serial de Windows e outros softwares, que nem sabe escrever direito, ficariam impressionados. Um dia escrevo um artigo só de erros de português nos comentários. É hilário!

Caro Leitor, você tem um blog? Se não tem, me diz um que goste de ler que gostaria de ver o seu ponto de comparação para um modelo “limpo” de anúncios. Serve nacional ou americano.

Algumas estatísticas: 95% das pessoas que chegam aqui caem diretamente no artigo que estavam procurando. O index (gusleig.com/sos) corresponde a 5% das visitas. Então problema de achar o artigo por causa dos anúncios não tem…

Concordo 100% que visualmente o blog ficaria muito mais bonito sem os anúncios mas não acho que tira-los traz mais pessoas, até porque o número de pessoas que acessam cresce mês-a-mês. (veja as estatísticas no rodapé do index).

A gente aprende muito testando o posicionamento das objetos num blog, uma delas é que 80% nem sabe que o que está ali é uma caixa de anúncios, acredite, quem sabe que é um anúncio acaba nem clicando, pouco importa onde ele esteja. Eu por exemplo não clico em nenhum anúncio nos blogs que visito até porque não acho interessante o destino final daqueles links.

Não tenho grandes pretensões com este blog mortal, serve como um log para soluções que encontro para meu uso, e esse foi a principal razão de criar o blog. Não conheço um blog importante que não tenha anúncios, e se não usa adsense é porque tem patrocínio próprio sempre colocado na barra lateral.

Enquanto isso vou sobrevivendo. Quem sabe resolvo tirar os anúncios durante uma semana? Tenham certeza que penso muito nisso de ter um blog limpo de anúncios, um dia eu chego lá.

Valeu!