Qual das duas fotos abaixo foi tirada com uma câmera Canon 5D que custa $3000 dólares? Você saberia dizer? A outra foi tirada com um celular Nokia 82.

foto praia  scobleizer mega pixels21foto praia  scobleizer mega pixels12

Muita gente vai achar a mesma coisa, uma mais clara que a outra somente. A diferença, comentada no blog scobleizer, mostra a que ponto a indústria de câmeras digitais nos levou fazendo marketing com uma propriedade que não é a mais importante na hora de escolher qual comprar.

A partir de 5MP uma câmera digital já produz excelentes fotos com qualidade de impressão em tamanho grande. Se você não vai produzir um outdoor, não precisa mais que isso, ou melhor, estude a sua câmera por outros pontos de vista antes de compra-la. Mais mega-pixels não significa ser uma câmera melhor de forma alguma.

Muitas câmeras distorcem as fotos, produzem borrões roxos nas pontas dos objetos e tons de cores estranhos sem brilho ou saturação correta.

Como escolher a melhor câmera?

1) Você deve saber o que procura. Se você conhece fotografia e quer ter controles manuais opte por uma SLR ou compactas que deixe regular a abertura do diafragma e o tempo de exposição. Se você nem sabe o que é isso vá para as automáticas.

2) As câmeras automáticas praticamente tiram a foto pra você, basta apontar e clicar. O que as diferencia é o tamanho, zoom ótico (digital é uma farsa), rapidez de inicialização a tonalidade das cores e brilho. Veja se o corpo dela é de metal e não de plástico. Tire uma foto para experimentar antes de comprar. Veja se a câmera faz vídeo em alta resolução, acima de 640×480 é o padrão atual. A novidade no mercado é a detecção de face para o foco automático e estabilizador de imagem.

O mito dos mega-pixels é a idéia de que uma câmera de 12 mega pixels é melhor que uma de 6. É uma afirmação completamente errada e sai do contexto pois a primeira coisa que você deve saber antes de comprar uma câmera é pra que você vai usa-la. Analisar as outras qualidades é algo muito mais racional.

A minha recomendação, contra o que o mercado brasileiro sempre ofereceu que foi a Sony, é para câmeras Canon. A série Powershot SD (SD850, SD1000, etc) é excepcional. Dê uma olhada na Amazon. São pequenas, cabem no seu bolso da camisa e excelentes. Podem ser difíceis de encontrar no Brasil mas procurando você consegue a sua.

A resposta de qual foto é a da Canon 5D e do Nokia N82 eu digo mais adiante. Vamos ver quem acerta.