O WordPress tem me tirado do sério frequentemente, será o meu carma por ter aumentado meu número de visitantes? Fazer a versão 2.5.1 funcionar com wp-cache e também o PHP5 foi talvez uma das coisas mais chatas que decidi tentar fazer.

Acredito que quem estiver lendo meus artigos deve estar pensando que o WordPress não presta. Eu já tinha ouvido falar que o sistema apresenta problemas quando o tráfego aumenta. Juntando isso com servidores de hospedagem incompetentes, os muitos plugins que você se aventura por instalar e você tem uma bomba relógio na mão.

Bom, indo direto ao assunto. O diagnóstico do problema é o seguinte:

– WordPress 2.5.1
– WP-cache 2.1.2
– PHP 5.2.6
– Media Temple Grid Server com MySQL container de 128MB.

Quando ativa o cache, na configuração dele sempre mostra 0 páginas em cache. Na pasta wp-content/cache você tem os arquivos com extensão html criados mas os meta não.

Solução:

Li esta solução no forum do WordPress. Acho aquilo lá meio bagunçado mas fazer o que com tanta gente usando o sistema que é grátis. Foi um caso referente ao WP 2.2.1 mas funcionou no meu WP 2.5.1.

Vamos lá:

1. Desative o cache no painel de configurações.

2. No arquivo wp-cache-phase2.php comente a seguinte linha:

ob_end_flush();
if ($new_cache)

fica:

//ob_end_flush();
if ($new_cache)

3. Adicione no seu arquivo de rodapé (footer.php) a expressão:


4. Ative o cache.

Você pode ver que depois desta alteração os arquivos meta começam a ser criados. Pois é, mais uma gambiarra pra fazer isso funcionar. Vamos em frente.