Há um certo tempo eu caí na armadilha de usar um plugin de tradução para WordPress que cria versões traduzidas de cada artigo do blog. Veja o artigo: Plugin de tradução não aumenta tráfego. Muita gente acha que aumentando o seu número de artigos dessa forma aumenta também o seu tráfego, porém o Google não é bobo e isso só traz problemas ao invés de melhorar.

O correto é usar tradução via um serviço externo como do Google e existe um plugin antigo que foi alterado que faz isso muito bem. Ele cria links para a página de tradução do Google já enviando o endereço da sua página. É uma solução muito elegante que adotei hoje, como podem ver e testar na minha barra lateral.

Para usar o plugin apenas uma dica, pois ele serve para idioma inglês se for instalado da forma que foi desenvolvido. Você deve primeiramente editar o arquivo translate.php e na linha 13 alterar os idiomas que podem ser traduzidos do português. Na versão original vem assim:

‘pt’=>array(‘en’)

e deve ficar:

‘pt’=>array(‘en’,’fr’,’de’,’es’,’it’,’ja’,’ko’,’zh-CN’,’ar’,’ru’)

Para inserir as bandeiras no seu tema basta adicionar a seguinte linha:

Fácil, só traz benefícios aos leitores, não usa mais CPU do seu servidor e também não causa problema algum com o Google por duplicar seus artigos de forma errada.