O lançamento do Ubiquity para o navegador Firefox pela Mozilla só reforçou meu pensamento de nunca mais usar o Internet Explorer. Um motivo a mais para você migrar para o Firefox.

ubiquity logo

O que faz o Ubiquity? Farei aqui uma analogia. Se você já usou o Quicksilver para Mac ou Launchy para Windows sabe como é bom ter à mão o acesso fácil a aplicativos e outras funções via atalho do teclado. Basicamente, com estes programas você pressiona control e a tecla espaço para ter acesso a um menu de comandos onde o que você escreve é pesquisado no seu computador.

O Ubiquity faz algo parecido, permite ter acesso rápido a diversas informações na internet, como mapas, significados de palavras, traduções e e-mail. Ele reúne estas informações de modo que você pode usa-las em qualquer página na internet, a qualquer momento através de comandos que usam a semântica de seu idioma.

No momento o Ubiquity é em inglês mas acredito que em pouco tempo teremos traduções.

O Ubiquity não é fácil de usar à primeira vista e você deve aprender a usar seus comandos. Pena que o manual e o vídeo ainda são em inglês, mas tentarei resumir aqui alguns exemplos.

É claro que você deve ter o Firefox 3.1 instalado. Depois instale o Ubiquity.

Depois que reinicializar o Firefox, você não notará nenhuma diferença a sua vista. Para acessar o menu do Ubiquity pressione as teclas control+espaço (windows) ou alt+espaço (mac). Se quiser alterar as teclas de atalho use o endereço about:ubiquity no Firefox.

ubiquity safari

Uma janela aparece no seu navegador onde você pode digitar. Os seguintes comandos estão disponíveis:

email [algo] to [alguem] envia email usando sua conta do Gmail ou que estiver aberta em outra aba do Firefox.

wikipedia [palavra] pega a página da enciclopédia Wikipedia sobre a palavra

map [endereço] pega o google maps do endereço

translate [palavra] from [idioma1] to [idioma2] faz a tradução da palavra ou frase

define [palavra] descreve a definição da palavra

weather [cidade] dá a previsão de tempo

Todos comandos têm atalhos pelas suas primeiras letras:

wikipedia é a letra w

map é a letra m

Wikipedia.

Vamos supor que você está escrevendo um texto sobre a cidade de Roma na Italia e quer ter mais informações sobre o tema. Você tem duas opções:

Marcar com o mouse a palavra “Roma”, teclar control+espaço para aparecer o Ubiquity e digitar a letra w. Imediatamente apare um link do Wikipedia com as informações.

A palavra-chave “This”.

A palavra This no Ubiquity substitui a seleção de texto que você fez. Se você seleciona uma frase, a palavra This substitui a palavra dentro da linha de comando. Basta digitar wikipedia this dentro do Ubiquity para usar a seleção.

E a seleção pode ser texto e imagens. Vamos supor que você encontrou uma charge engraçada na internet e quer enviar para um amigo. Selecione a imagem e chame o Ubiquity (control+espaço). Digite agora:

email this to [email protected]

…onde [email protected] é o email do seu amigo.

Agora faremos um teste com um mapa do Google. Imagine que você tem a sua frente em uma página um endereço que deseja saber a localização e enviar por email.

Av. Rio Branco 1, Rio de Janeiro

Selecione o texto e chame o Ubiquity. Digite

map this

Deverá aparecer o mapa mostrando a localização. Clique no mapa para poder navegar, aproximar até chegar a uma visão desejada. Clique no mapa e depois em “insert map” para colocar o mapa dentro do seu email que está aberto no Firefox.

Parece mágica, mas não é.

Tadução.

O Ubiquity pode traduzir textos entre diversos idiomas. Vamos traduzir do inglês para português o seguinte texto:

“According to Macworld, Apple has confirmed the security flaw that”

Selecione o texto, abra o Ubiquity e digite:

tr this from english to portuguese

ubiquity translate

Se você pega o jeito pode ir longe e estes atalhos facilitam realmente a vida do usuário da internet. Perceberam como o Ubiquity navega por diversos sites pegando informações onde quer que estejam, e você só precisa se preocupar de fazer a pergunta certa.

Eu quero traduzir o texto X de inglês para português. Em breve isso será possível quando eles fizerem uma versão para o português.

Resumindo, o Ubiquity faz o trabalho sujo pra você, ao invés de ter que navegar por diversas páginas na internet, informações básicas estão disponíveis com um só comando, já integradas ao seu email.

Esse pessoal da Mozilla não é fácil, enquanto a Microsoft se preocupa em desenvolver um novo navegador, uma extensão do Firefox abre portas nunca imaginadas para seus usuários.