Para quem tem Xbox 360 ou PS3 já é possível assistir vídeos em DivX e XviD, ou até sua coleção de músicas que estão no computador com Windows na mesma rede.

TVersity logo

Com o programa grátis TVersity já é possível transformar seu Xbox 360 num Media Center.

É muito fácil instalar o programa. Baixe da página tversity.com.

A primeira coisa que deve fazer é configurar as pastas do Windows que deseja compartilhar os vídeos e músicas. Depois disso no menu de Media do Xbox 360 já aparecem todos estes arquivos.

O problema é colocar a legenda nos filmes, normalmente quando você tem um arquivo AVI, o arquivo da legenda deve ficar na mesma pasta com o mesmo nome do vídeo só deixando a extensão diferente.

Porém no TVersity você precisa de uma configuração extra para fazer a legenda funcionar. Temos que ativar o chamado “Transcoding” para incluir a legenda e também ter os CODECS (software que compacta e descompacta o vídeo) corretamente instalados.

Primeiramente baixe o pacote de codecs “K-Lite Codec Pack” para certificar que tem tudo que precisamos. Quando instala-lo, ele remove todos os codecs antigos e substitui pelas versões mais atualizadas e que funcionam. Reinicie o PC depois que ele remover os CODECS antigos para prosseguir a instalação.

Agora vamos a configuração do Tversity. Eu alterei as dimensões máximas para bater com a da minha TV LCD Samsung que é 1366×768, marquei a opção de usar DirectShow com Windows Media Video 9. As outras opções podem ser vistas nesta imagem:

tversity configuration xbox 360.

Depois que terminar as configurações, pare e reinicie o TVersity. Pronto, agora você pode assistir seus filmes com legendas. O único problema é o barulho que a ventuinha do Xbox faz que com o tempo pode deixar todo mundo com dor de cabeça. Por isso que troquei a minha por uma mais silenciosa do modelo whisper.

No seu Xbox 360 basta ir no menu de Vídeos normalmente e escolher o TVersity como fonte de mídia. No PS3 acredito que deva ter um menu apropriado para a mesma coisa.