Testes de Segurança

 Google Chrome browser tests

Para que um navegador seja seguro ele precisa ser um produto testado contra milhares de possibilidades de conteúdo existentes na internet. Para o Google isso foi fácil pois a empresa possui em seu cache uma cópia das páginas mais navegadas na internet e desta maneira consegue testar seu navegador com essa massa incrível de dados em pouco minutos. A relevância das páginas escolhidas para testes é determinada através do Page Rank que o Google já tem em sua base de dados. Isso facilita imensamente o volume e foco dos testes realizados.

Com certeza estes testes automatizados não são 100% seguros pois muito conteúdo da internet necessita iteração humana para poder ser extensamente avaliado. A equipe de desenvolvimento do Chrome tem consciência e por isso prefere que o produto tenha menos recursos mas mesmo assim seja mais estável e seguro que seus concorrentes.

Velocidade de Navegação

 Google Chrome fast webkit

O Chrome usa o motor de código fonte aberto chamado WebKit para rederização das páginas. O sistema é o mesmo usado no sistema operacional para celulares Android da própria Google e é conhecido por ser extremamente rápido e eficiente em termos de utilização de recursos de memória.

Google Chrome javascript parse runAlém disso, dada a importância da linguagem Javascript na web de hoje, a criação de uma máquina virtual para Javascript permite tornar ainda mais rápida a navegação.

Eles fizeram isso com a ajuda dos dinamarqueses da empresa “V8 Team” onde criaram um novo conceito de re-utilização de código dinâmico onde a máquina virtual interpreta o código que seria executado e aproveita um recurso local semelhante já compilado em linguagem de máquina que e muito mais rápido.

Como este módulo (API) tem uma maneira tão inovadora de executar Javascript, o melhor ainda é ter código fonte aberto onde outros desenvolvedores podem aproveita-lo de forma independente do Chrome em outros navegadores e assim tornar a internet ainda mais veloz com aplicativos melhores e mais inovadores.

Conclusões Iniciais

Até aqui vimos como revolucionador o Chrome é em termos de estabilidade, segurança e velocidade. O que impressiona é a capacidade do Google de fazer coisas tão inovadoras de forma tão simples e deixar um fã cético do Firefox querendo saber ainda mais sobre o novo navegador. São novidades convincentes e reais que suprem uma necessidade existente na internet de hoje.

O Google ainda faz isso de uma forma aberta disponibilizando seu conhecimento a toda comunidade da internet. Só isso já faz um projeto fascinante. Estou aqui esperando a versão para Mac.

Substituir o FIrefox?

Uso no meu dia a dia o Firefox por causa de suas extensões. Trocar o Firefox pelo Google Chrome talvez seja prematuro e complicado pois usar navegador envolve o costume e hábito das pessoas. Com o tempo veremos na realidade como o novo navegador trabalha e então aos poucos ele será uma alternativa viável para o usuário final. Tenho certeza disso.

Baixe o Google Chrome (somente para Windows).