Esta pensando em passar a usar o Windows Vista? Para os que tiverem a coragem de formatar o HD e instalar o Vista sem nunca terem o visto antes, nada a acrescentar. Apenas boa sorte.

Windows Vista Ultimate SP1 Test Drive

Até então outra opção é se você possui o programa VMware ou Virtual Pc da Microsoft, criar uma máquina virtual dentro do seu Windows XP e então instalar o Vista sem interferir no seu dia-a-dia.

A última uma novidade da Microsoft é poder usar o Vista sem ter que instalar nada (a não ser o controle ActiveX), do seu navegador acesse a página Test Drive do Vista.

Windows Vista Ultimate SP1 Test Drive

Fui tentar usar porém a Microsoft exige o tal do ActiveX, o que então exclui qualquer usuário que não esteja usando Internet Explorer e Windows. Vexame para quem quer trazer usuários para seu novo sistema operacional. Com certeza o públic alvo é quem usa Windows XP.

Tive então que usar minha máquina virtual Vmware Fusion dentro do Mac para ver como é o Test Drive do vista.

windows vista test drive

Demorou pra instalar o tal ActiveX e o guia virtual é bem controlado. Você precisa clicar numa das opções disponíveis de demonstração e depois em “Test Drive” para abrir a janela com a máquina virtual.

Engraçado é que na máquina com Windows Vista do meu escritório o Test Drive não funcionou. Não entendo essas coisas que a Microsoft coloca em público e que não funcionam direito. Só fazem queimar o filme mais ainda.

Quem quiser fazer um teste verdadeiro pode baixar o Vista Ultimate via torrent. Porém leia antes 5 motivos para não comprar o Windows Vista.

Acho que hoje em dia, pensando bem, a Microsoft só se sustenta pelo mercado corporativo que tem, não em termos de grana, mas pela relação de confiança com suporte e bons produtos. Uso o Visual Studio diariamente para aplicações .NET e é um ambiente de desenvolvimento com recursos excepcionais.

Por outro lado vejo um castelo de cartas caindo para a empresa. Sistema operacional pior com o Vista, navegador pior com o IE, produtos ruins como o Silverlight e seu portal Live. Digo isso não como um usuário Mac que odeia Windows, até porque sou um usuário Windows corporativamente, mas porque gosto do fator “Grátis” nos produtos com código fonte aberto e vejo futuro nisso.

Meu lado Mac está, ao contrário do que muitos pensam, fora desta diputa Apple x Microsoft.