A nova versão de uma das distribuições de Linux mais famosas, o Ubuntu, já está disponível para baixar. Com diversas novidades que não são tão aparentes a primeira vista, o Ubuntu 8.10 promete ser ainda mais estável e com interface mais amigável do que nunca. É um sistema operacional completo com os aplicativos básicos que todo usuário necessita como ferramentas de acess a internet e também de trabalho tipo OpenOffice.

ubuntu logo 8.10

Quais são as prinicipais novidades do Ubuntu 8.10?

* GNOME 2.24 — Uma das aparentes novidades são as janelas com abas.
* Gerenciador de Rede — Agora gerencia redes sem fio, 3G e outras conexões num só painel.
* Usuários Convidados — Assim como o Windows você pode ter uma conta tipo “Convidado”.
* Xorg 7.4 — Mais estabilidade para dispositivos plug N play.

Para todos que a palavra Linux ou Ubuntu soem como palavrão, faço um desafio: Dêem apenas uma olhada como experimento de utilização. O Ubuntu é um download grátis que vem em forma de arquivo de imagem de CD tipo iso. Grave para o CD usando o ImgBurn (programa grátis de gravar imagens) ou seu programa favorito como o Nero.

Duas opções para conhecer o Ubuntu sem afetar seu Windows:

Instalem na máquina virtual grátis VirtualBox em seus Pcs e depois instale o Ubuntu nela.

Ou então, para os mais preguiçosos você pode usar o Ubuntu através do CD. Basta dar boot no CD que você gravou que ele tem uma opção de inicialização. De lá o sistema operacional funciona sem instalar nada no seu computador e você pode experimenta-lo sem qualquer problema ou trabalho.

Acho o Ubuntu perfeito para quem é um novato e quer um computador para usar Office e Internet. A pessoa que o utiliza nunca vai saber o que é um vírus ou ter problemas como acontece no Windows. Ele possui os programas básicos que todo usuário precisa inclusive as atualizações automáticas de segurança. É claro que o Ubuntu é ainda melhor para usuários avançados.

O seu visual que poderia ser alterado pois esta cor marrom do desktop é ao meu ver horrorosa. Vejam este estilo aplicado ao Ubuntu 8.10 criado por willwill100:

nterpid_Ibex_Mockup_Part_2_by_willwill100

Mesmo assim o sistema operacional é impressionante e você deveria dar uma olhada para ter sua própria opinião.

Baixe o Ubuntu. Versão desktop 32 bits para usuários domésticos.

Se eu uso o Ubuntu? Não… Tenho um Mac que é ainda melhor.