Para usuários do Windows que gostam de manter o sistema operacional sob controle, ter uma ferramenta que reúne todos as informações de aplicações, rede, processos e tarefas abertas num só painel é de grande utilidade, ou deveria ser.

O programa grátis System Explorer faz exatamente isso pra você. Ele consegue detalhar minuciosas informações de utilização do sistema operacional, como Tarefas, Processo, Módulos, Inicialização, Configurações do Internet Explorer, Desinstaladores, Serviços, Drivers, Conexões de redes e arquivos abertos.

Ainda faz verificação de arquivos estranhos que você encontrar através dos serviços VirusTotal e Jotti (serviços de verificação de existência de vírus online).

system explorer

Além de todas as funções que você pode ver em detalhe na página oficial do System Explorer, ou apenas começando a usa-lo, o programa permite ser executado sem precisar de instalação através da versão portátil. Desta forma você pode colocar ele num pen drive para quando precisar.

O System Explorer é um programa muito útil, pequeno e grátis. Recomendo a todos o download. Funciona no Windows XP e Vista.

Baixe System Explorer (1020K com Instalador e 900K portátil)