qik logoJá havia escrito um artigo mostrando como o Qik poderia transmitir vídeo ao vivo por celular para internet. O aplicativo é genial e funciona muito bem no meu Nokia N95. Agora se você possui um celular mais simples que permite aplicações em Java J2ME, e acredito que a maioria dos celulares de hoje façam isso, então você já pode usar o Qik.

Antes somente para celulares mais caros, agora se você tem um Nokia da série S40 ou Sony Ericsson que não usam o sistema operacional Symbian, também pode transmitir seus vídeos pela internet. O Qik é o pioneiro nesta tecnologia.

Veja aqui a lista de celulares compatíveis, mas se o seu não estiver ali mesmo assim recomendo tentar usar antes de desistir pois eles relacionaram somente os modelos que testaram.

Crie sua conta no site Qik.com e depois que você tiver seu endereço Qik.com/seunome já pode baixar e instalar o aplicativo no seu ceular.

No aplicativo Qik ao começar a captura de vídeo, automaticamente aparece na sua página qik.com/seunome. Porém você pode ir na sua página e pegar o código EMBED do seu canal de vídeo “ao vivo” e colocar em qualquer página ou blog na internet. Aí então aparece como este vídeo acima que copiei do blog do qik.

Diferentemente do youtube que mostra vídeos gravados, o qik mostra vídeos ao vivo. Entre na página qik.com para dar uma espiada e ver como tem gente filmando dentro do supermercado ou dirigindo seu carro. O qik ainda mostra a localização da pessoa.

O único problema de usar o Qik é que a bateria do seu celular será sugada rapidamente, então fiquem atentos para não ficarem sem celular.

Leia também: 10 Melhores Programas Para Nokia