Imagine que um texto que você precise está numa foto ou imagem gráfica. Diferentemente de arquivos PDF, você não pode copiar o texto para outro documento. Ou você digita o texto ou até então não havia uma maneira de copia-lo.

A solução está numa antiga técnica chamada OCR (Optical Character Recognition) muito utilizada em scanners para converter documentos em papel para formato digital (Word, doc, etc…).

imagem JOCR

O programa grátis JOCR captura imagens e utiliza o OCR para identificar texto e converte-lo para formato digital. A imagem capturada será mostrada na janela do JOCR e você deve clicar no botão “Recognizer” para converter. É claro que o OCR baseia-se nos idiomas que tem a biblioteca de palavras e o JOCR conta com as seguintes opções: Chinês, Checo, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Grego, Húngaro, Italiano, Japonês, Koreano, Norueguês, Polonês, Português, Russo, Espanhol, Sueco e Turco.

Um pequeno detalhe, talvez um impecílio, é que para usar o JOCR você precisa d Microsoft Office 2003 ou superior, e ter instalado o Microsoft Office Document Imaging (MODI).

Baixe grátis o JOCR