outlook inboxQuem usa o Microsoft Outlook sabe que o arquivo que armazena todas as mensagens cresce sem parar. De vez em quando você deve compacta-lo usando a ferramenta do próprio Outlook para compactar e organizar o banco de dados.

Leia o artigo: Gmail Substitui o Outlook

Isso não ajuda muito no caso de arquivar. Quando você já está com seu arquivo pst enorme e quer começar do zero, você armazena o antigo. O problema é que o arquivo pode estar num tamanho inconveniente pois contém todas suas mensagens incluindo seus anexos de fotografia, vídeos, apresentações PPS do Office e outras coisas mais.

Algo que pode ser feito é gravar separadamente os anexos do Outlook. Com uma ferramenta grátis chamada SaveAllAttachments você pode salvar todos os anexos do Outlook para retira-los do arquivo pst com a opção de poder remover também, deixando somente as mensagens. A ferramenta é um Add-In instalado dentro do Outlook.

O SaveAllAttachments funciona somente no Office 2007. Veja os pre-requisitos para usa-lo:

Windows XP/Vista, x86 e x64.
Microsoft Outlook 2007.
Microsoft .Net Framework 3.5 SP1 .
Visual Studio Tools for the office system 3.0 Runtime.

Para outras versões do Outlook existe um script num artigo da Microsoft. Para usar o script acredito que você deva salvar o texto do script num arquivo texto e trocar a extensão txt por vbs.