No artigo Aplicações Web no Seu Desktop do Windows ou Mac, mostrei como o Mozilla Prism transforma uma página web numa aplicação pra funcionar no seu computador. Venho usando tanto o Prism como o Fluid (Mac) para ver o melhor desempenho. Enquanto o Prism é mais prático por usar o Firefox, o Fluid tem bem mais opções para configurar.

Tenho tido problemas com cookies e variáveis de sessão no Fluid. O Fluid não guarda o login e senha do Gmail ou Google Reader por muito tempo, então tenho que recarregar a página. Isso não acontece no Prism.

Colocar uma página como aplicação é bastante útil e prático. É como você pegar a página do Gmail, Yahoo Mail, Google Docs ou qualquer outra e através da extensão Prism instalada no Firefox você cria uma aplicação no seu computador. O passo-a-passo com o Firefox fica desta forma:

firefox tools menu

1. Abra o Firefox, navegue para a página que deseja transformar numa aplicação. Algo como www.gmail.com.

2. No menu Ferramentas do Firefox, escolha a opção: “Convert Website to Application”.

A sua página vira uma aplicação com um atalho no seu ambiente de trabalho. Ela assim fica isolada da sua navegação não sendo sucetível a qualquer problema que tiver nas páginas que abrir.

O ícone que o Prism ou Fluid associa a sua aplicação talvez não seja mais legal e você encontra opções bem interessantes na internet usar. Duas páginas com ícones excelentes que encontrei:

Icones para Prism e Fluid

Flickr_ Fluid Icons

Flickr

Simply Google Icon Collection by *tempest on deviantART

DeviantART