swiss watch openO Windows tem uma característica interessante de ficar cada vez mais lento com o tempo. Você vai instalando os programas, colocando documentos, fotos e vídeos, usando de forma correta, porém não tem jeito que deixe o Windows tão rápido como logo depois que você o instala. Muita gente até faz o procedimento de ano em ano, formata o disco rígido e reinstala todos os programas. Talvez seja a única solução mesmo.

Eu tenho alguns procedimentos que uso pra tentar deixar meu Windows otimizado, nada de milagres ou truques complicados. Apenas uma faxina de rotina com alguns programas grátis que podem ser encontrados na internet. Continue lendo este artigo para ver como fazer.

1. Limpando o Registro do Windows.

little windows registry cleaner

O registro do Windows contém informações vitais do sistema operacional, que é lido a todo momento, a respeito de todos programas instalados e suas configurações que na maioria das vezes não são retiradas após você remover algum programa. Então milhares de informações inúteis tornam a leitura do registro cada vez mais devagar, atrasando todo processamento. Para limpar o registro você pode usar o programa Little Registry Cleaner (grátis) que pesquisa e remove entradas redundantes. Ele funciona nas versões Windows 32 bits NT/2000/XP, 64-bits Windows, Vista e XP.