mininova logo mininova.org

A partir de hoje a página Mininova.org que lista uma infinidade de arquivos torrent de músicas, vídeos, programas, jogos e livros (entre outros), começará a filtrar conteúdo ilegal.

O filtro automático baseia-se numa ferramenta de reconhecimento de conteúdo que contenha copyrights. Assim que detectar os links torrents serão removidos da listagem e também colocados num banco de dados que evite uploads duplicados.

Não se desespere ainda pois todo conteúdo do Mininova ainda está lá. O sistema de filtro instalado será testado por 12 semanas com apenas alguns títulos em acordo com provedores de conteúdo como produtores de TV e filmes.

O mininova sempre foi uma excelente fonte de arquivos torrent e acredito que com este filtro sua popularidade cairá imensamente assim como aconteceu com o Napster e outros sites de compartilhamento que ficaram esquecidos no tempo. O que acontece na internet é simplesmente a criação de outros serviços novos que fazem a mesma coisa. É assim que funciona ha muito tempo e dificilmente irá mudar.

O que os produtores de conteúdo deveriam entender é que o modelo adotado de distribuição e venda mudou completamente para uma outra realidade, uma mostra disso é a queda na venda de CDs e DVDs.

Após a condenação dos donos do ThePirateBay.org, existe uma grande pressão sobre este tipo de serviço na internet. Vamos ver como a rede vai usar sua criatividade para criar novos canais de distribuição. É claro que eu estarei em alerta informando estas novidades.