Quem tinha computador ja nos anos 80 e começo dos 90 lembra-se bem dos jogos da Sierra On-line tais como Kings Quest, Police Quest, Space Quest e Leisure Suit Larry in the Land of Lounge Lizards. Eram jogos extraordinários onde você comandava o personagem principal via comandos texto (no começo eram assim) em inglês. Verdadeiras aventuras quebra-cabeças que se tornaram clássicos.

kings quest sierra on line

Os jogos funcionavam muito bem no meu Apple IIe Tk3000 e depois quando entrei no mundo dos Pcs no XT com monitor Nec VGA que custou 1000 dólares.

Com os computadores modernos você poderia jogar estes clássicos através de emuladores como o DOS-box.

Um programador extraiu o código destes jogos e colocou todos na internet de forma que qualquer um possa jogar online e gratis através do navegador. O autor faz uma ressalva que espera que a empresa Activision Blizzard não feche a página por causa de copyright, o que eu acho difícil nos EUA.

Enquanto isso não acontecer, basta você acessar o endereço sarien.net para poder jogar os seguintes títulos:

King’s Quest: Quest for the Crown

Leisure Suit Larry in The Land of The Lounge Lizards

Police Quest: In Pursuit of the Death Angel

Space Quest I: The Sarien Encounter

Space Quest II: Vohaul’s Revenge

The Black Cauldron

Como estes jogos demoram pra terminar, é possível salvar o progresso no jogo para poder continuar depois da onde você parou. Você pode jogar de qualquer computador, Windows, Mac ou Linux através dos seguintes navegadores: Firefox 2 ou 3, Internet Explorer 6 ou acima, Google Chrome, Safari ou Opera.

Para quem não conhece os jogos, eles podem parecer toscos e mal feitos mas tenha certeza que são criativos e até podem ajudar o aprendizado do inglês (eu aprendi muita palavra procurando no dicionário para poder completar estes jogos). Eles foram revolucionários numa época antes da internet existir.