mozilla labs Prism - logoImagine usar o Gmail como se fosse um Outlook? O projeto Prisma da Mozilla tem como objetivo transformar páginas Web tais como o Youtube, Facebook, Orkut ou qualquer outra num programa desktop, onde você não precisa do navegador para usar.

Quais as vantagens? A primeira enorme vantagem é por exemplo poder isolar uma aplicação tal como o Google Docs, onde você está trabalhando em um documento, de qualquer problema no navegador causado por outras páginas que acessar.

Outro exemplo: Caso você transforme seu Gmail numa aplicação do Prism, quando o seu navegador tiver um problema e parar de responder, isso não lhe afetaria em nada o que esta trabalhando.

O conceito é parecido com o introduzido pelo navegador Google Chrome em que cada aba é uma aplicação ou processo isolado. Além de trabalhar melhor com a memória do seu computador, traz estabilidade para todo o conjunto de aplicações Web.

Como usar o Prism?

Existem duas maneiras de usar o Prism: Através de uma extensão para o Firefox ou então de um programa que você baixa e instala (somente para Windows). O Prism é um download grátis.

Na página oficial do Prism você pode escolher qual você vai usar.

  1. Digite o endereço web URL da página que deseja transformar numa aplicação.
  2. Depois escolha se quer colocar no menu iniciar ou apenas um link na sua área de trabalho.
  3. Escolha o ícone a ser utilizado para representar o aplicativo, você pode usar o padrão da página web ou então escolher um atrvés de uma figura no seu computador. (veja mais abaixo como conseguir belos ícones)

A página web então vira um programa. Veja o dock do Mac com os ícones das aplicações como Twitter e Gmail.

fluid gmail_i_dock_small

O vídeo a seguir mostra a criação de uma aplicação com o Prism. Note que só precisa digitar o endereço www, marcar a opção de criar o ícone no ambiente de trabalho. O logotipo da página já é utilizado para criar o ícone da aplicação.

Prism no Mac

O Prism no Mac só pode ser utilizad como uma extensão do Firefox, nada contra até aí, mas que gosta do navegador Safari tem uma ótima opção através do programa Fluid que foi inclusive inspirado no projeto Mozilla Prism.

Fluid - Free Site Specific Browser for Mac OS X Leopard

O Fluid funciona no Mac OS X Leopard e permite transformar qualquer página Web numa aplicação que você pode colocar no seu desktop, dock, menu de ferramentas ou qualquer pasta que desejar. O Fluid permite usar scripts Greasemonkey e tem plugins para dar mais flexibilidade no seu uso.

_i_dock_large prism

A figura acima mostra os ícones criados pelo Fluid no dock do Mac.

Colocando belos Ícones Para Suas Aplicações

Não consegui criar ícones automaticamente pelo Fluid mas baixei uma coleção chamada Simply Google Icon Collection da página deviantART para usar no meu Gmail e Google Reader. Nesta página você também vai encontrar belos ícones de qualquer aplicação web.

Navegador Exclusivo Para Navegar na Internet

Transformando suas aplicações Web em programas do seu computador, seu navegador Firefox, Internet Explorer ou Safari fica exclusivo para ser usado na sua função original: navegar na internet.