canon-eos-1d-mark-iii.

Uma grande vantagem dos arquivos de fotos digitais é que eles guardam todas informações relevantes tais como hora da fotografia, abertura, tempo de exposição, modelo de câmera, velocidade ISO, etc..

São as chamadas tags padrão EXIF, GPS, IPCT, XMP, JFIF, GeoTIFF e outras notas gravadas pelas câmeras de marcas como Canon, Casio, FujiFilm, Nikon entre as maiores do mercado.

Geralmente você não vai alterar estes dados gravados na foto mas existem casos excepcionais.

Imagine se acontecer com você uma situação de ter tirado uma foto sem ter acertado a hora e data da sua máquina digital. Outro problema é quando a bateria da câmera acaba e as informações de data/hora apagam.

Foi o que aconteceu comigo em algumas fotos que ficaram com a data de 2004 e tive que encontrar um meio de consertar isso.

Pesquisando na internet, encontrei o programa ExifTool, que funciona via linha de comando tanto no Windows como Mac OS X. Através dele é possível editar vários campos gravados na foto, inclusive alterar a data da foto.

Para usar o ExifTool

Depois que você instalar, abra a linha de comando no Windows (Menu Iniciar, executar, digite “cmd”), no Mac OS X vá no aplicativo “terminal”.

Se você quiser ver as tags existentes numa foto, digite:

exiftool -h foto.jpg

O comando que usei foi o que acrescenta um tempo a data já gravada na foto, tal como:

exiftool “-DateTimeOriginal+=5:10:2 10:48:0” foto.jpg

Acrescentaria 5 anos, 10 meses, 2 dias, 10 horas, 48 minutos e 0 segundos a data original. Usei uma ferramenta de calculo de data neste site para saber qual tempo deveria acrescentar para chegar a data final que queria.

O ExifTool é um programa grátis que funciona no Windows e Mac OS X.

Baixe o ExifTool