Na era da informação a internet tem a maioria das notícias e acontecimentos em tempo real, agora mais que nunca via Twitter, das páginas tradicionais dos meios de comunicação e também dos blogs que não param de crescer. Saber o que acontece de importante é uma questão de saber os canais certos, na página certa no momento certo. Você deve filtrar o que é importante nessa abundância de canais de informação, uma tarefa que pode ser bastante complicada.

Um movimento que vem cada vez mais crescendo é de páginas que reúnem informação de diversas fontes captando sua relevância com fórmulas onde as variáveis podem ser comentários no Twitter, número de acessos, ou então até a média de relevância analisada em diversos sites na internet. Acessar estes serviços e ver os tópicos do momento pode ser a chave de um segredo bem guardado para muitos negócios.

As páginas a seguir são em inglês pois infelizmente uma pessoa não pode se dizer bem atualizada se não fala fluentemente este idioma. Lamento, but it’s true.

1. WhatTheTrend.com

Why is RIP Micheal Jackson trending

O site WhatTheTrend.com (Qual é a tendência em inglês) mostra os tópicos mais comentados no Twitter, e também explica o seu significado, pois muitas vezes é apenas uma palavra e não da pra entender fora de uma frase.

2. Alltop.com

Alltop, all the top stories

O Alltop.com foi criado por Guy Kawasaki, ex-funcionário da Apple, nada menos que um dos responsáveis pelo marketing do Macintosh em 1984 e também por trazer o termo “evangelism” para a indústria High-tech. A principal função de um evangelista é convencer os outros a utilizar a sua marca como vovcês podem ver no arquivo de uma página antiga da Apple aqui.

O Alltop é um agregador das “melhores páginas da internet” via RSS. O que está no “Top 10” digamos assim.

Google Trends_ michael jackson autopsy leaked, Jun 29, 2009

O Google Trends trabalha com estatísticas em cima dos termos utilizado em buscas através do google.com. Dá pra ver os tópicos mais acessados, comparar sites e palavras ao longo do tempo em termos de acessos na internet. Você pode ir no Google Trends e comparar Nike com Adidas e ver qual é a marca mais utilizada. Da mesma maneira pode ver durante eleições qual é o candidato mais falado.

4. TwitsCoop

Twitscoop - Stay on top of twitter! - Search twitter, twitter client, hot trends

O TwitsCoop.com é mais um agregador de termos utilizados no Twitter. Muito mais elaborado que a página do Twitter, você pode twittar a partir do TwitsCoop, ou seja, utiliza-lo para escrever no Twitter, ao mesmo tempo que ver os tópicos mais comentados do momento, com gráficos de utilização e diversos recursos muito interessantes que até me fizeram gostar mais do Twitter. Vale a pena abrir uma conta no Twitter só pra ver o TwitsCoop funcionando.

5. Techmeme

techmeme

O Techmeme.com reúne os artigos mais comentados do momento de blogs na internet. Na verdade nem é um site de conteúdo mas que tem links para as páginas com os artigos mais relevantes, acessados e comentados.

6. Oursignal.com

oursignal.com

Nada tão simples e genial como a boa idéia por trás deste serviço. O seu slogan traduz fielmente o seu significado, ou seja: oursignal = digg + reddit + del.icio.us + hackernews + yahoo buzz. Isso mesmo, o Oursignal é o resultado do ranking dos principais artigos de outros serviços que já existem na internet como o Digg.com, reddit.com, del.icio.us, hackernews e yahoo buzz. O interessante é a forma que o oursignal apresenta o resultado mostrando os tópicos em blocos coloridos onde o título tem o tamanho da relevância do artigo. Eu leio ele o dia todo pois sempre tem muita informação boa.

7. Yahoo! Buzz

What_s Buzzing? You Tell Us! Top News and More - Yahoo! Buzz

Yahoo! Buzz é o site de “fofocas” do Yahoo onde reúne os principais temas comentados na rede do Yahoo.

Flickr Trends

O Flickr é uma grande rede social de fotos (agora também de vídeos), muito utilizada pelos amantes de fotografia ao redor do mundo. O Flickr Trends, (tendências do Flickr) compara duas palavras em relação a quantidade de fotos que existem sobre elas. Ao mesmo tempo pode comparar dados de câmeras digitais então você pode comparar dois modelos de câmeras ou até só a marca, como por exemplo saber se a Canon é mais utilizada que a Nikon. É mais uma fonte de informações.