Uma máquina virtual é um programa que oferece o recurso de simular um computador dentro do seu Windows, Mac ou qualquer sistema operacional.

Por exemplo, dentro do meu Mac eu uso uma máquina virtual VMware Fusion rodando o Windows XP para que eu possa programar com o Visual Basic e poder trabalhar em programas específicos para Windows. Tudo dentro de uma janela de forma rápida e segura.

VirtualBox logo

Apesar de existirem programas comerciais pagos como o VMware e Parallels para Mac, uma excelente opção grátis é o VirtualBox, que está na sua versão 3.

O VirtualBox funciona em Windows, Mac, Linux e Solaris e oferece recursos avançados de virtualização. Ainda possui um pacote de drivers específicos para Windows e Linux, para que você possa utilizar seus periféricos de mercado USB, serial, dentro da máquina virtual da mesma forma que usaria num Pc convencional.

Além disso tudo as máquinas virtuais possuem recurso de voltar as configurações originais, ou seja, se você conseguir estragar o sistema operacional de uma máquina virutal, pode recupera-la rapidamente.

virtual box running windows e linux freebsd

Com uma máquina virtual você pode:

  1. Testar programas sem comprometer seu computador. É como ter um laboratório onde você não corre o risco de estragar o registro do seu Windows, ou infecta-lo com um vírus.
  2. Usar programas específicos para um sistema operacional, como usar o Outlook ou Visual Studio dentro de um Mac OS X.
  3. Configurar opções de rede diferentes do seu computador, como programas VPN, de forma que não atrapalhem o funcionamento normal das configurações do seu sistema operacional.
  4. Ter vários sistemas operacionas dentro do seu computador. Já pensou em testar o Linux? Esta é uma oportunidade.

VirtualBox é Grátis

Já testei o VirtualBox em Windows e Mac e asseguro que é um software impressionante. Vale a pena testar e ver como funciona.

Baixar VirutalBox