A versão final do Windows 7 saiu essa semana para quem é assinante do MS Technet, e se você tem em suas mãos uma cópia, se ainda não instalou, deve estar pensando o trabalho que vai ter em reinstalar todos os programas do seu Windows 7 RC.

O problema é que não é possível fazer uma atualização do Windows 7 RC para RTM via processo normal conforme as regras da Microsoft. Mas, se você precisar e quiser mesmo fazer a atualização, precisa de um pequeno ajuste ou hack, que já mostro a seguir.

windows 7 install screen

O Problema

Quando você coloca o novo Windows 7 para instalar e ele avisa que você não pode fazer uma atualização, pois checa se a versão atual é RC (Release Candidate).

A Solução

Você deve editar um arquivo dentro da instalação do Windows 7. Copie todos os arquivos do DVD para seu disco rígido para poder prosseguir. No caso de estar usando uma imagem ISO, faça a descompactação via WinRAR ou 7-Zip.

Depois de copiar todos os arquivos vá na pasta “Sources” e edite o arquivo cversion.ini

Ao editar este arquivo você verá seguinte informação:


[HostBuild]
MinClient=7233.0
MinServer=7100.0

Altere o valor do MinClient para 7000, ficando assim:


[HostBuild]
MinClient=7000.0
MinServer=7100.0

Salve o arquivo.

Agora basta executar o arquivo setup.exe e prosseguir com a instalação e atualização normal.

Um detalhe importante é que somente funciona o hack de Windows 7 Ultimate RC para Ultimate RTM.

Apesar de depois deste hack você conseguir fazer a atualização do Windows 7, é recomendado que você faça uma instalação limpa, do zero, no seu Pc pois isso faz com que tudo funcione melhor e mais rápido.