O espaço disponível no disco é um problema para a maioria dos usuários de computadores. Mesmo com os discos rígidos ficando mais baratos, com tantos programas para instalar cada vez maiores, downloads, vídeos, músicas, fotos e tantas outras coisas mais, damos um jeito de encher qualquer espaço disponível.

Para usuários domésticos que usam seus computadores diariamente, fica fácil ver quando o espaço está acabando mas em servidores com aplicações corporativas, o monitoramento de discos é um processo crítico feito com aplicações caras e complicadas de instalar.

Já escrevi aqui alguns artigos sobre o gerenciamento do espaço em disco no Windows, como encontrar arquivos grandes e poder apaga-los com segurança, porém existe o caso de você querer ser alertado automaticamente via email. Fui então a caça de um programa grátis que fizesse uma tarefa tão simples.

disk monitor meerkat

O Meerkat Disk Monitor foi desenvolvidor exatamente para isso, verifica se o espaço em disco está abaixo de uma meta (chamado de threshold) e envia um email de notificação. Excelente para administradores de servidores que precisam de algo simples e efetivo.

Para configura-lo é bastante simples, você escolhe o(s) disco(s) a serem monitorados e o threshold mínimo de espaço. Você deve configurar o endereço do smtp, usuário e senha (se necessário). Por fim entre com o destinatários de email que devem receber os alertas.

No Windows Vista, você deve entrar no programa com o usuário Administrador senão da um erro e o programa fecha. Clique no shift e mantenha pressionado antes de clicar no ícone do programa e depois escolha “executar como”. Foi a única maneira que encontrei para usar o Disk Monitor.

Baixe o Disk Monitor