Os formatos de fotos digitais taiz como JPEG, TIFF, camera RAW DNG (Adobe), CRW, CR2 e THM da Canon, entre outros, possuem informações gravadas na hora que a foto foi tirada, tais como marca e modelo da camera, tempo de exposição, abertura utilizada, data e hora, etc..

Se você precisa visualizar ou até editar estes valores, o que pode ser necessário em caso de alguma emergência ou situação de perda de bateria da camera, onde a data da foto fica adulterada, então precisa ter um programa adequado para isso. O Adobe Photoshop consegue fazer estas alterações mas com certeza não é o programa dedicado a isso.

Existem programas grátis pequenos que conseguem editar as informações EXIF e IPCT, como são chamadas, destes arquivos digitais, tanto para Windows como Mac.

exif viewer mac

No Mac OSX temos por exemplo o Simple EXIF Viewer, um pequeno programa que consegue visualizar mas não editar as informações EXIF. Ele abre tanto arquivos da Canon como Nikon entre outros formatos especiais de fotografia digital.

No Windows existem diveros programas, posso recomendar os seguintes:

Geosetter

geosetter windows exif

IrfanView

 irfanview screen

Ambos para Windows conseguem ler e escrever as informações EXIF.

O IrfanView é um conhecido programa mais abrangente para trabalhar com fotos, serve para navegar, aumentar e diminuir seu tamanho, converter entre formatos e muitas outras funções úteis.