Quem gosta de fotografia conhece mas máquinas do tipo SLR, agora digitais com a sigla DSLR. São modelos que permitem explorar o máximo todos os recuros de fotografia, alterar velocidade do obturador, tamanho do diafragma, sensibilidade ISO do filme.

Canon EOS 7D 18 MP CMOS Digital SLR Camera with 3-inch LCD and 28-135mm

O principal destas cameras DSLR é poder trocar a lente para obter resultados diferentes de fotografia. E por causa delas as DSLR podem custar bastante caro, hoje variam entre 50 e até 5000 dólares. Depois que você compra a câmera, pode comprar outras lentes, que também custam caro.

Existem centenas de modelos de lentes, saber um pouco do que elas fazem e como fazem pode ajudar na hora de decidir qual você precisa ter. Talvez você precise de todas, mas por qual começar?

Conhecendo Uma Lente de DSLR

Customer Image Gallery for Canon EF-S 17-55mm f_2.8 IS USM Lens for Canon DSLR Cameras

Quando olhar uma lente, o que você deve procurar saber? Existe uma legenda em milimetros que indica a profundidade de foco da lente e é utilizada para diferenciar o que uma lente faz.

canon efs 18-55mm

Vemos por exemplo esta lente de 18-55mm. O olho humano é capaz de focar entre 30 e 50mm. Eu posso dizer que 50mm é equivalente a o que você enxerga. Então esta lente 18-55 consegue captar de 18mm até 55mm, o zoom máximo dela seria equivalente a nossa visão.

Já uma lente 50mm-200mm consegue focar do equivalente ao que vemos até um zoom de 4x em 200mm.

As câmeras DSLR mais baratas tem ym sensor menor do que as mais caras, por isso as lentes mais caras funcionam nas mais baratas porém as lentes feitas para câmeras mais baratas não funcionam em câmeras mais caras.

As lentes caras são das linhas: Nikon DX, Canon EF-S, Sony DT, Pentax DA, Sigma DC e Tamron Di II.

Ao comprar estas lentes para usar na sua câmera mais básica tenha em mente que você deve multiplicar o campo focal delas por 1,5. Por exemplo: uma 50mm seria equivalente a 75mm quando colocada na sua câmera DSLR mais básica.

Tamanho da Abertura

Outra informação importante é o tamanho máximo da abertura que a lente tem e que é por onde a luz entra. Quanto maior a abertura, mais cara a lente. Mas nem toda lente que você vai querer precisa de uma grande abertura pois quanto maior abertura menor o campo de foco da lente. Por isso para retratos de close, lentes de 50mm com grandes aberturas são excelentes pois criam aquele efeito de blur no pano de fundo, devido a seu campo de foco ser bem pequeno e permitir deixar a pessoa em destaque.

cavalo retrato

Sabendo estas noções básicas, quais lentes você gostaria de ter para sua DSLR? Existem 3 lentes básicas para qualquer fotógrafo amador, são elas:

50mm Fixa

EF 50mm f1.8 II.gif 300×300 pixels

Uma 50mm fixa é ótima para tirar fotografia para porta-retratos. Sua grande abertura faz com que o campo de foco fique mínimo, deixando o personagem principal da foto em primeiro plano, desfocando o segundo.

nikon-lens-50mm-f1.8-sample

Olho de Peixe ou Grande Angular

canon 15mm fish eye

A lente apelidada de olho-de-peixe é geralmente de 15mm ou algo perto disso. Seu grande campo de visão faz com que sejam perfeitas para tirar fotos de lugares abertos como paisagens, ou então de um quarto que gostaria de pegar todo sua amplitude.

fish eye lens snowboard

Geralmente estas lentes da marca Canon ou Nikon são bem caras e o jeito é apelar para genéricas como Sigma que custam por volta de 500 dólares nos EUA.

Zoom Telephoto

Canon-Telephoto-Zoom-Lenses-Retracted

Esta é talvez a lente mais usada que permite fazer zoom e aproximar as imagens que estão distantes. Qualquer valor acima de 50mm é um zoom e estas lentes permitem variar entre um valor mínimo e máximo de zoom.

Canon-EF-400mm-Lens-Sample-Picture

Existem muitas utilidades para lentes, que costumam ser bem “rápidas” e são usadas para tirar fotos de esportes como F1 e futebol pois o fotógrafo fica longe do sujeito e precisa ser rápido para não perder o momento.

Conclusão Sobre as Lentes

Saber identificar as diferenças entre as lentes é importante para poder saber quais serão mais úteis para você. É claro que como amantes da fotografia gostaríamos de ter todas, mas da pra perceber que não é um hobby barato. Se eu fosse começar por alguma lente, escolheria uma boa telephoto para poder fazer zoom. Se ainda for uma boa lente de zoom, permitirá tirar excelentes fotos em diferentes ocasiões.