Criar um formulário e disponibilizar na internet pode ter várias utilidades tais como fazer uma prova online entre candidatos a um emprego, fazer uma pesquisa para comparar produtos, até cadastro de funcionários, usuários, etc.

O Google Docs, ou Documentos do Google é a versão grátis do pacote Office que contém editor de textos, planilha e apresentações online.

A última novidade é a função de criar formulários.

Para usar o Google Docs basta ter uma conta Google, Gmail serve. Vamos ao passo-a-passo.

  1. Crie uma conta Google e acesse o endereço docs.google.com
  2. Na parte esquerda superior clique em Criar Novo -> Form
    Google Docs new form
  3. Agora você está na tela de edição do seu formulário, neste exemplo vamos criar uma pesquisa com uma só pergunta. Entre com o nome do formulário, uma descrição opcionalmente e também o título da pergunta.
  4. Na caixa Tipo de pergunta, altere para Escolha de uma lista. Com isso você poderá colocar as opções disponíveis de resposta.
  5. Marque a caixa “Tornar esta pergunta obrigatória”.
  6. Quando você abre a criação de formulário o Google coloca duas perguntas como default, exclua a segunda pergunta. Para isso basta passar o cursor do mouse em cima da parte direita para ver o botão de lata de lixo.

    google doc form questions delete

  7. Ao terminar de escrever os títulos, clique no botão Concluído e em seguida no canto superior na direita em Salvar. Seu formulário esta pronto!
  8. Para disponibilizar o formulário na internet você pode usar o link na parte inferior ou então colocar (incorporar) numa página no seu site através do código iframe.
  9. Para colocar no seu site através do código iframe, clique em “Mais ações -> Incorporar”. O Google Docs apresenta o código iframe que você pode editar o tamanho conforme necessário alterando o width (largura) e height (altura) em pixels e colocar em qualquer página ou blog na internet wordpress, drupal, blogger, etc…

O video abaixo mostra como fiz todo o processo acima em menos de 2 minutos.

O resultado das pesquisas será armazenado numa planilha com o mesmo nome do formulário. As atualizações na planilha são em tempo real. Ainda não encontrei maneira de bloquear a mesma pessoa de acessar o formulário diversas vezes mas isso não foi impeditivo no meu projeto. Foi desta maneira que criei rapidamente uma pesquisa sobre o melhor cliente de email Outlook, Gmail ou Hotmail.