Uma das partes essencias do seu computador pessoal é o sistema de armazenamento dos dados, ou disco rígido (hard disk). No seu disco rígido é armazenado o sistema operacional Windows, Mac OS X, Linux ou qualquer outro, seus documentos, vídeos, fotos, músicas e qualquer arquivo digital. Não confunda espaço do disco rígido com memória RAM, nela são processados dados dinâmicos que quando você desliga o computador são eliminados.

O grande problema dos discos rígidos é quando eles falham, e quando isso acontece você dificilmente tem como recuperar o que estava gravado nele, por isso é importante ter uma ferramenta de backup, um outro disco externo para fazer cópia dos arquivos grandes, ou então um serviço online de backup como Mozy.

Para verficiar o estado do funcionamento do seu disco rígido, existe um sistema próprio destes equipamentos de monitoramento chamado S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology). Este sistema pode antecipar problemas físicos de funcionamento, e por isso é muito importante ter algum programa no seu computador que leia de tempos em tempos os dados S.M.A.R.T. e lhe informe um relatório de funcionamento.

S.M.A.R.T no Windows

Um bom programa portátil que você leva no pen drive sem precisar instalar, chama-se CrystalDiskInfo. Ele funciona em qualquer Windows (7/2008/Vista/2003/XP/2000, x86/WoW64, i18n), é grátis e tem apenas 1MB.

Esta excelente ferramenta de leitura dos dados SMART mostra de forma organizada incluindo gráficos as informações disponíveis no seu disco rígido.

CrystalDiskInfo screen

CrystalDiskInfo_2

Baixe o CrystalDiskInfo.

S.M.A.R.T no Mac OS X

Existem programas para Mac OS X que fazem leitura dos dados SMART porém a maioria você precisa pagar, o único que encontrei que funciona bem e é grátis chama-se SMART Mon Tools. O projeto é código fonte aberto funcionando em Windows, Linux e Mac OS X.

Para fazer ele funcionar no meu Mac OS X tive que baixar o arquivo tar, smartmontools-5.39.1.tar.gz, descompactar e compilar. Não é coisa pra qualquer usuário leigo, precisa do compilador instalado no Mac, você pode fazer isso inserindo o DVD de instalação do OS X.

Compilar nem é tão complicado:

1. descompacte o arquivo que baixou, pode ser via ferramenta gráfica ou na linha de comando:

tar zxvf  smartmontools-5.39.tar.gz

2. Compile e instale:

cd smartmontools-5.39
  ./configure
  make
sudo  make install

3. Usando o smartmontools:


./smartctl -h

./smartctl -a disk0

Qualquer dúvida você pode ler a página Wiki do SmartMonTools.

Conclusão sobre S.M.A.R.T.

Quase todo disco rígido fornece informações SMART. Baixe o programa e verifique como está a saúde do seu disco pois todos seus documentos estão lá gravados e qualquer falha pode ser drástica se você não tiver um backup.


Leia artigos sobre backup do seu computador, celular e email.