Mesmo que eu não seja grande fã do Microsoft Outlook, tenho que reconhecer que é uma grande ferramenta de trabalho que administra contatos, emails e compromissos de forma integrada. Para quem não pode ficar conectado a internet o tempo todo e usar o Gmail, o Outlook é realmente uma excelente se não for a melhor opção.

Já se você é do time que odeia e gostaria de ter uma solução alternativa, recomendo ler o artigo que confronta o Outlook para ver se o Gmail consegue substitui-lo e tirar suas próprias conclusões (Gmail é o melhor, veja como importar seu pst para o Gmail). Procuro ficar isento mas neste caso não dá, claro que deixo bem claro que entendo quem não possa utilizar um webmail.

Um ponto positivo do Outlook é poder usar plugins, muitos grátis, e expandir suas funcionalidades, e existem ótimas opções basta baixar e instalar, como listarei a seguir.

1. Outlook Integrado ao Linkedin

O Linkedin é o cartão de visita virtual onde os profissionais se conectam de forma organizada e construtiva. Nada mais útil do que integrar a rede social do Linkedin ao seu Outlook.

2. Xobni – Gerenciamento Inteligente


O Xobni trabalha com as informações da sua caixa de entrada do Outlook juntamente com seus contatos para montar um banco de dados da sua rede social, além disso melhor a parte de pesquisa e cria estatísticas de utilização dos emails.

3. Drop io. Envio de Anexos com Até 100Mb

drop.io Outlook Plugin

Caso você queira enviar anexos grandes, sabemos que Outlook consegue entupir a caixa de saída além dos problemas de limitação que você teria com seu provedor de email. O Drop.io é um serviço que permite compartilhar arquivos em tempo real na internet via web, email, celular, etc…

4. Detector de Esquecimento de Anexo

Muitas vezes você digita o email e esquece de anexar o principal que é o arquivo que contém as informações. Este plugin verifica sua mensagem para procurar palavras chaves que indicariam um anexo, e caso você não anexe um arquivo ele faz o lembrete.

5. Easy2Add Marcador de Compromissos

 Easy2Add for Microsoft Outlook Demo

Com o Easy2Add você não precisa mais abrir o Outlook só para adicionar um lembrete de compromisso. Ele fica em pano de fundo (background) e é fácil de ativar, inclusive funcionando como um Gadget do Windows Vista ou 7. Basta digitar o que é o compromisso e quando que o Easy2Add coloca no seu Outlook sem você precisar fazer mais nada. A versão shareware permite só adicionar compromissos enquanto se você pagar pode fazer outras coisas também.

6. OutSync – Outlook Com Fotos do Facebook e FBLook

OutSync facebook outlook pictures

O OutSync é um aplicativo grátis que sincroniza as fotos do seu Facebook com os contatos do Outlook, simples assim. Existe também o FBLook que permite visualizar e atualizar seu mural diretamente do painel do Outlook.

7. Outlook Backup

outlook personal folders backup

O Outlook Backup tool funciona com o Outlook 2002 ou superior e permite fazer backup de dados selecionados do seu banco de dados para um disco ou servidor externo. Ele também lembra você de fazer o backup caso você faça a programação.

8. DeskTask, Compromissos do Outlook no seu Pano de Fundo (Desktop)

desktask outlook task desktop windows

O DeskTask conecta ao seu Outlook para mostrar seus compromissos no seu pano de fundo (desktop) do Windows, desta forma você nem precisa abrir o Outlook para ver o que tem para fazer no seu dia ou semana. Funciona no Windows 2000, XP, 2003 Server, Vista ou 7 com Outlook 2000, XP, 2003, 2007 e 2010 RC.

Conclusões Sobre Plugins do Outlook

Listei aqui 8 plugins que ajudam na utilização do Outlook melhorando a produtividade de trabalho.

Com certeza devem existir outros bem interessantes e úteis, e se você souber de algo não listado aqui e tiver uma opinião a respeito, deixe um comentário e compartilhe conosco o que achou do artigo.

Veja também como baixar grátis o Office 2010.