Em uma situação que você precisa de ajuda técnica no seu computador, algum especialista poderia perguntar o que você tem instalado de hardware e software. Você saberia dizer?

Talvez nem soubesse o que a pessoa esta perguntando, e no caso do windows não iniciar mais, como fazer para obter estas informações?

Nada melhor que armazenar num pen drive um relatório detalhado de placas e dispositivos instalados, drivers, serviços, programas de inicialização, atualização do Windows, entradas no registro, log de eventos, etc…

FREE PC Profile, Audit, and Diagnostic Report Utility

O programa grátis portátil (que você não precisa instalar) LookInMyPC é a ferramenta ideal para isso, ele faz uma análise completa de tudo que você tem, permite que você escolha qual nível de detalhamento do relatório, incluindo partes como processador, memória, informação de anti-vírus instalado, etc…

Leia o artigo sobre como remover malware e spyware do Windows.

Algo muito interessante é que o LookInMyPC ainda compara passado e presente para você ver o que mudou, algo muito útil para descobrir o causador de um problema técnico.

Veja um exemplo de relatório produzido da análise de um computador. Depois de gerar o relatório o programa permite enviar por email.

Baixe o LookInMyPC (1.8Mb) Gratis. Funciona no Windows 2000, 2003, XP, Vista e Windows 7. Mais um programa que eu recomendo pra colocar no pen drive.