Existem muitas rádios via internet que você pode escutar sem pagar nada, com ótimo conteúdo de todos os gêneros como Dance, Rock, Pop, Jazz, etc…

Se você quiser gravar o audio destas rádios pode fazer no seu Pc ou Mac com a ajuda de alguns programas grátis disponíveis na internet.

Gravar Radio Internet no Mac OS X

No meu Mac o que eu fiz foi baixar e instalar primeiramente o software chamado SoundFlower. Com ele é possível redirecionar os canais de audio do seu Mac, ou seja, definir o som ambiente do seu navegador que está fazendo o streaming da radio como padrão num programa de gravação.

Depois que fizer isso você vai gravar com o Audacity, que é outro programa grátis de edição de som.

audacity

Recomendo também instalar o plugin de Mp3 lame para você poder gravar e salvar no formato mais compacto de mp3.

1. Baixe e instale o SoundFlower, vai criar um novo aplicativo chamado SoundFlowerBed, inicie e verá uma florzinha na barra superior do menu.

Audio MIDI Setup

2. Ao clicar nesta flor escolha a opção debaixo de SoundFlower (2ch), Built-in Output.

3. Baixe e instale o Audacity. No Audacity você deve ir em preferências e na parte de “Devices” alterar a seção Recording para Soundflower (2ch).

Audacity recording monitor

4. Agora é só iniciar a rádio da internet, depois no Audacity clicar no botão de gravar (bola vermelha), parar quando quiser e depois salvar. Para gravar em MP3 você deve exportar, menu File -> Export.

Gravar Radio Internet Windows

Para o Windows é ainda mais fácil pois você só precisa do Audacity. Para Windows Vista, antes verifique se nos dispositivos de audio, clicando com o botão direito em cima você deve clicar na opção de mostrar dispositivos desabilitados.

Depois disso basta ir no Audacity e escolher o dispositivo de entrada para ser o som ambiente do Pc.

Outro software grátis que grava som de streaming para o Pc chama-se StreamRipper. Mas não o testei nem posso dar minha opinião aqui.

Como você grava rádio da internet? Escreva um comentário com sua sugestão!